Como escolher o melhor gerador para o seu evento
Hardware Negócios

Saiba qual gerador usar em seu evento.

Descubra por que a falta de energia elétrica pode destruir um dia planejado para ser especial. Um Gerador de energia pode ser a solução.


Depois de dizer o sim mais importante da sua vida em frente às pessoas que mais ama, a noiva segue com seu marido para a recepção do seu próprio casamento. Chegando lá, cumprimenta a todos e sobe ao palco para um discurso.

Eis que, para a surpresa de todos, ao ligar o microfone para dizer boa noite aos convidados, as luzes apagam, caixas de som emudecem e cochichos tomam conta do salão. Ou seja, mesmo fazendo uma agradável noite estrelada lá fora, todos são surpreendidos por uma queda no fornecimento de energia da concessionária.

Os convidados mais resilientes acendem as respectivas lanternas de seus aparelhos de celular e começam a tatear de mesa em mesa em busca de quitutes.

Alguns tratam de se levantar a caminho do estacionamento, afinal, nunca se sabe quanto tempo essas interrupções duram. Alugar um gerador de energia é a única solução para fugir desse tipo de cenário e a seguir você entende mais sobre esse assunto.

Por que alugar gerador para o seu evento?

Gerador de energia para grandes eventos
Gerador de energia para grandes eventos

Nos dias de hoje, a ausência de energia elétrica pode transformar o evento mais importante da vida de alguém, como um casamento, em uma lembrança terrível. Afinal, se não estivermos falando de um luau na beira da praia, não dá para imaginar um evento sem a presença da energia elétrica.

Atualmente, a única – e mais eficaz – forma de evitar que a interrupção no fornecimento de energia arruíne toda a experiência, é por meio da contratação de geradores de energia temporária. Alugar gerador de energia garante fornecimento ininterrupto para eventos pequenos, como uma festa de aniversário, e grandes eventos, como festivais de música.

Estima-se que o custo do aluguel de geradores seja preencha de 5 a 10% do valor total da festa, mas o benefício que isso traz realmente não tem preço. Afinal, ainda no exemplo do casamento, não existe dinheiro no mundo que pague o sucesso de um evento que costuma marcar para sempre a vida das pessoas envolvidas.

Como escolher o gerador ideal?

Até agora o casamento foi o exemplo mais citado, mas existem outros tipos de eventos em que o peso dos imprevistos podem ter um grande impacto negativo aos envolvidos. Eventos corporativos são outro bom exemplo.

Já imaginou como fica a imagem de uma marca na cabeça de seus clientes em potencial, se no meio de um grande evento de lançamento de produto, a energia acaba? É possível que os convidados saiam com a impressão de que a empresa não tem muito cuidado com detalhes. Ou, ainda, pensem que a empresa não faz questão de receber bem as pessoas.

É possível citar várias outros exemplos, mas a essa altura você certamente já entendeu a mensagem. As quedas de energia em eventos podem arruinar a imagem de pessoas e marcas, destruir as lembranças de um dia planejado para ser especial e, ainda, queimar boas estratégias de divulgação.

Agora, veja como escolher o gerador ideal para o seu próximo evento e fique longe de imprevistos como esses.

Festas de casamento, formaturas e aniversários de pequeno porte

Eventos menores como festas de aniversário e casamentos, com pouca necessidade de iluminação e sonorização simples costumam demandar uma potência energética reduzida. Um gerador de 55 kVA a 100 kVA geralmente dá conta do recado.

Contudo, é importante destacar que essa é só uma média, pois, no fim, tudo depende do número de equipamentos ligados à alimentação e também da autonomia necessária.

Eventos empresariais e festas de médio porte

Gerador de Energia para eventos empresariais e festa de médio porte.
Gerador de Energia para eventos empresariais e festa de médio porte.

Se estivermos falando de eventos maiores, como um evento empresarial, uma grande apresentação ou até uma festa para até 300 convidados, o cenário muda.

Considerando que na estrutura do evento há iluminação e som mais robustos, de médio porte, um gerador de 180kVA pode atender melhor às necessidades.

Shows e outros eventos de grande porte

No caso de eventos maiores, com mais de 300 convidados, e grandes estruturas de iluminação, climatização, sonorização, recomenda-se um gerador mais potente, que segure bem a demanda em caso de interrupção de energia. Nesse caso, um gerador com potência superior a 300 kVA.

Como é feito o cálculo para descobrir qual é o gerador ideal?

Em alguns dos exemplos citados foi mencionado o número de convidados. Contudo, apesar de essa ser uma forma de tentar calcular a demanda energética de um evento, ela é pouco exata.

A contagem do número de equipamentos presentes no evento é a maneira mais precisa de descobrir qual é o gerador ideal para cada necessidade. E isso deve ser feito por um profissional especializado.

Somente alguém que possui experiência no mercado e trabalha com a locação de geradores pode fazer o correto dimensionamento. Por isso, conte sempre com uma empresa séria e conceituada para esse tipo de contratação.

Alguma dúvida sobre o uso de geradores em eventos? Agora que você já sabe o quanto esse tipo de equipamento é importante, lembre-se que alugar geradores é um item a ser incluso no planejamento.

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.