alugar, comprar ou financiar um carro
Dicas Finanças

Alugar, comprar ou financiar um carro – Qual a melhor opção?

Ter um carro pode facilitar o dia a dia, mas será que você precisa alugar, comprar ou financiar um carro? Neste artigo iremos tirar as suas dúvidas e ajuda-lo a fazer a melhor escolha.


Com dúvidas sobre alugar, comprar ou financiar um carro? Pois escolher a melhor solução pode ser bem mais simples do que você imagina.

Na verdade, você precisa, primeiro, considerar sua vida financeira. Você tem dinheiro para comprar um veículo? Se não, tem condições de pagar as parcelas de um financiamento? Ou seria melhor pagar uma diária de aluguel do carro?

Outro ponto importante é considerar seu estilo de vida. Se o veículo é essencial no seu dia a dia, na maior parte da semana, comprar um carro vai ser mais vantajoso.

Agora, se você só precisa de um auto de modo esporádico, para quê comprar um? Vale mesmo a pena?

Para você tomar a melhor decisão, produzimos este texto. Acompanhe todas as informações que você precisa saber!

Benefícios de financiar de um carro

São vários os benefícios de financiar um carro. Para começar, você compra o bem rapidamente, sem precisar esperar juntar dinheiro. 

Com o financiamento, o banco empresta os valores necessários, você compra o carro e já sai com ele da concessionária. Depois, você vai pagar ao banco o que usou para a compra.

comprar um carro novo online

Outro ponto interessante é que você pode dar um valor de entrada no financiamento. Ou seja, você já paga uma parte do empréstimo ao banco, e depois suas parcelas serão apenas para quitar o restante do valor.

Mas por que isso é interessante? Porque sua dívida será menor com o banco. Então, o custo total do financiamento também vai ser. Afinal, os juros incidem sobre o quanto você pega emprestado. Se você pegar um valor menor emprestado, o custo gerado pelos juros também vai diminuir.

O importante é obter um financiamento vantajoso para o seu caso. Uma opção com boas taxas e prazo para pagamento. Assim, será mais simples manter as parcelas em dia e evitar problemas financeiros.

Para fazer a melhor escolha, você pode usar um simulador de empréstimo, por exemplo. Com esse tipo de ferramenta, é possível conferir várias ofertas de bancos, todas de uma vez. Então, fica mais simples compará-las e selecionar a mais atrativa.

Custos do financiamento

Na hora de fazer um financiamento, é essencial ter atenção às taxas cobradas. Mas não apenas à taxa de juros: na verdade, existem várias outras cobranças dentro de um financiamento.

Pode acontecer, por exemplo, de o banco cobrar taxa de manutenção, vai cobrar impostos e mais.

Então, na hora de fazer um financiamento de veículo, considere o CET do crédito. O CET é o Custo Efetivo Total do empréstimo. Avaliando-o, você saberá qual financiamento é mesmo mais barato.

Sobre o custo do financiamento, também é importante lembrar que você vai pagar mais do que o carro realmente vale. É isso que os juros fazem, e eles servem para remunerar o banco pelo crédito emprestado.

Assim, se possível, ofereça um valor polpudo de entrada. Isso vai diminuir sua dívida com o banco e deixar o financiamento mais barato.

Benefícios de comprar um carro à vista

Se você pretende comprar seu carro à vista, saiba que existem várias vantagens em optar por essa transação.

Primeiro: você não vai pagar juros. Então, não há um custo extra no preço do carro; você vai quitar o que ele realmente vale.

Além disso, o pagamento à vista garante um maior poder de negociação. Então, você poderá conversar com a concessionária e pedir por descontos e benefícios.

Outro ponto interessante é que a compra do carro à vista não vai comprometer seu orçamento. Afinal, não vão haver parcelas para quitar nos próximos meses.

E por último, se você precisar revender o veículo, o processo será mais simples. Com a venda concluída, você vai precisar apenas transferir o carro para o nome de outra pessoa, sem ter que quitar um financiamento antes.

Dicas de planejamento

Comprar um carro à vista pode trazer várias vantagens, mas é preciso se planejar. Você vai dispor de um alto valor, e se seu orçamento não estiver controlado, pode ter problemas depois.

Já pensou gastar todo seu dinheiro com o carro, mas depois não ter como pagar uma emergência médica?

Então, coloque na ponta do lápis sua renda, seus gastos e o quanto você vai gastar com o carro. Depois, se organize para ter uma reserva de emergência, mesmo que seja um valor baixo.

Com esse tipo de planejamento, você vai evitar ter que vender o carro depois para pagar outra conta.

Benefícios de alugar de carro

Precisa de um carro, mas não quer comprar um? Pois a opção pode ser alugar, e ela também tem vários benefícios.

Por exemplo: alugando, você pode escolher por qualquer modelo de veículo. Depois, se quiser, pode trocar de modelo, e experimentar novos carros.

comprar carro online

Também é um atrativo que você não vai precisar se preocupar com a revisão do veículo. Esse papel será da locadora.

Sem contar que o custo do veículo pode ser menor. Se você não usa o carro todos os dias, apenas alugá-lo para algumas datas especiais pode ser suficiente.

Organização pessoal

Assim como no caso do financiamento ou compra à vista, você precisa se planejar para alugar um carro. 

O aluguel vai ser um custo extra no seu orçamento. Se você não organizar suas finanças, pode não conseguir pagar outras contas.

Como decidir a melhor opção?

Para escolher entre financiamento, compra à vista ou aluguel, você pode avaliar alguns pontos principais:

  • Você precisa do carro todos os dias? Escolha o financiamento ou compra à vista;
  • Não precisa do carro todos os dias, apenas para certas datas? O aluguel pode ser suficiente;
  • Tem o dinheiro completo para a compra? Prefira pagar à vista;
  • Tem apenas parte do dinheiro, ou nenhum valor para comprar o carro? Financiamento.

Considerações finais

Na hora de comprar, alugar ou financiar um carro, a palavra-chave é planejamento. Planeje seu orçamento, organize seu dia a dia.

Assim, você vai saber quanto pode gastar e quando vai usar o carro. Esse tipo de informação vai deixar mais clara sua real necessidade do veículo e a melhor forma de contar com ele.

Mas cuidado para não comprometer suas finanças e o pagamento de outras contas. Se isso acontecer, você vai ter o carro, mas também várias dores de cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.