portabilidade de financiamento de veículos
Dicas Finanças

Como funciona a Portabilidade de Financiamento de Veículos?

A portabilidade de financiamento de veículos ainda é pouco conhecida pela população, embora este direito esteja previsto na lei desde 2006.

Além de se aplicar a empréstimos de dinheiro, ela também pode ser aplicada a bens, como carros e imóveis.

Se você quer saber um pouco mais como isso funciona e descobrir se pode se beneficiar dessa lei continue lendo aqui.

Portabilidade de Financiamento

A primeira coisa que você deve fazer para conseguir a portabilidade é ir até a nova instituição financeira que você escolheu e discutir com o gerente se a sua dívida pode ser aceita.

Assim que a negociação com este novo banco estiver concluída e as novas taxas fixadas, ele irá quitar suas dívidas antigas com o primeiro banco e pronto, você passa a pagar suas prestações com as novas taxas e maiores vantagens.

Todo esse processo deve ser feito sem qualquer tipo de cobrança de impostos, os bancos não apenas estão transferindo alguma coisa, da mesma forma que acontece quando se pede a portabilidade de um número de celular.

como fazer a portabilidade de financiamento de veículos

Já na mudança de contrato e nos demais documentos pode haver cobrança de taxas do DETRAN, por exemplo.

Ter nome limpo é fundamental para se conseguir a transferência da dívida, e não ter muitas outras dívidas também, o banco novo irá meditar a sua possibilidade de cumprir os acordos antes de aceitar a portabilidade.

A dificuldade e dificuldades ainda são bem grandes quando se trata apenas de empréstimos bancários, se o desejo de mudar o financiamento de um veículo, por exemplo, as complicações e a demora são ainda maiores.

Com a divulgação desse direito e mais pessoas solicitando, o processo de portabilidade de financiamento de veículos tende a ficar mais rápido e fácil, devido à cobrança maior das pessoas para que se adquiram seus direitos, recorrendo ao PROCON caso seja necessário.

Essa maior demora acontece porque é necessário que se faça um novo contrato de alienação do veículo junto com a nova instituição, e ele tem de ser registrado no DETRAN, o que torna o processo muito mais demorado e difícil.

A melhor opção continua sendo pesquisar muito antes de se assinar um contrato de financiamento de veículo, pois depois dele estar fechado, ir atrás de uma instituição financeira que seja mais vantajosa para você não é das tarefas mais fáceis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.