Casas pré fabricadas de madeira
Produtividade Utilitários

Casas pré fabricadas de madeira: porque são uma boa escolha?

A história das casas pré fabricadas de madeira remonta a épocas longínquas. Mesmo nos tempos pré-históricos, os ramos das árvores eram utilizados para construir abrigos.

As pessoas estavam bem conscientes da robustez da madeira e da sua utilidade como material de construção.

As primeiras casas de madeira eram primitivas – geralmente construídas a partir de ramos e cobertas com barro, para selar os buracos como proteção contra o vento e a chuva.

À medida que a agricultura e o sedentarismo se instalavam, as casas começavam a ser melhoradas.

Com o tempo, apareceram diferentes tipos de casas, mas as de madeira continuaram a ser populares, uma vez que a madeira era o material mais acessível e amigo do ambiente.

Muitas das religiões pagãs do mundo eram centradas na natureza. Em geral, antigamente, as pessoas dependiam muito mais da natureza.

Era uma fonte de alimento, um habitat, razão pela qual a verdura era considerada sagrada e a sua destruição desaprovada.

Além disso, várias culturas acreditavam na encarnação, que também está frequentemente associada ao ambiente natural. Por exemplo, acredita-se que um humano pode renascer como uma árvore.

As culturas pagãs protegiam as florestas, mas mais tarde, quando o cristianismo suplantou as velhas religiões na Europa, uma grande parte da população, incluindo os mais nobres, começaram a viver em casas de madeira.

Casas pré fabricadas de madeira – uma fonte de calor

Aquecimento – um dos principais critérios na construção de casas. Afinal, todos querem viver confortavelmente.

As pessoas compreenderam, há muito tempo, que as casas de madeira são as melhores para reter o calor, em comparação com as casas de tijolo e pedra. Isto significa que permite poupar e ter menos despesas de aquecimento.

É importante saber que a madeira não só retém o calor, como também tende a acumular humidade. Esta propriedade não é positiva, pelo que é importante escolher o tipo de madeira certo.

As casas pré fabricadas da Maestro Casas são casas construídas com madeira de qualidade que, com cuidados de manutenção adequados, proporcionam espaços quentes e secos para viver.

Casas pré fabricadas de madeira – durabilidade e ecologia

A madeira tem uma qualidade única – longevidade. Se for bem mantida, pode durar mais de meio século. Além disso, a madeira é fácil de restaurar: pintar ou envernizar de novo. Assim, a sua manutenção não requer muito conhecimento, pode fazê-lo por si próprio.

Em tempos de mudança climática, cada um deve contribuir para a preservação da natureza. Isto pode ser feito através da escolha de materiais amigos do ambiente.

O plástico, por exemplo, é nocivo não só para nós, humanos, mas também para os animais, e o tempo que leva a dissolver-se num ambiente natural chega aos quinhentos anos.

A madeira é uma escolha muito mais ecológica pois é um material natural, portanto inofensivo para o ambiente, e quando se desintegra transforma-se em matéria orgânica benéfica, que mais tarde é decomposta.

Casas pré fabricadas de madeira

Um exemplo perfeito deste processo são as florestas e o ciclo constante de renovação que acontece nelas. As árvores caídas começam a apodrecer.

É importante mencionar os decompositores, que têm um papel importante neste processo – devolvem nutrientes ao solo. Desta forma, o ciclo começa de novo e nunca termina.

Assim, as casas de madeira são amigas do ambiente, porque são feitas de materiais não artificiais que fazem parte da natureza.

Toda a matéria feita pelo homem interrompe o ciclo natural de uma forma ou de outra, e é por isso que devemos considerá-lo.

Inúmeras possibilidades de designs

Todos querem viver não só numa casa bem construída, mas também numa casa acolhedora. O aconchego pode ser alcançado através de várias subtilezas de design, e as casa pré fabricadas de madeira abrem muitas possibilidades para a concretização das suas ideias criativas.

As casas de madeira destacam-se pela sua naturalidade. Normalmente, o seu interior é deixado com uma camada de madeira, e não é utilizado papel de parede nem gesso. O seu interior é embelezado por fachadas, que são instaladas no interior.

A madeira é perfeita para um estilo vintage que se inspira no passado, mas que parece muito luxuosa. A teca é normalmente utilizada para mobiliário, uma vez que tem uma tonalidade avermelhada.

É concebida em formas não tradicionais e com vários detalhes curvos. Se gosta de plantas, este estilo estará perto do seu coração, porque o interior vintage se distingue pela abundância de plantas em casa.

É importante referir que o principal destaque do design vintage é a madeira, por isso este estilo é o mais adequado para casas pré fabricadas de madeira.

Outro estilo interior, adaptado para espaços de madeira é o retro. Distingue-se pelos tons escuros da madeira, mas também pela moderação.

A casa seria espaçosa, vazia de artigos desnecessários, mas sempre que esta decoração é bem feita, a casa fica com um aspeto luxuoso.

Se gosta de exotismo então uma excelente opção é o estilo japonês, porque a maioria dos elementos deste estilo combinam bem com tons de madeira.

A maioria dos objetos são feitos de materiais naturais, pelo que se sentirá como se estivesse rodeado pela natureza.

Se as opções de design antiquado forem mais adequadas para si, o estilo rústico será o ideal. É um interior que exala a energia da antiguidade e da natureza, valoriza ao máximo o ambiente quotidiano, mas ao mesmo tempo é muito acolhedor.

Casas de madeira pré fabricadas

Uma boa opção para quem sonha viver num conto de fadas, onde poderíamos encontrar uma casa isolada na floresta.

Seria maravilhoso passar ali as noites frias de inverno, enrolados ao lado de uma lareira ardente com uma chávena de chá quente e um bom livro.

As opções ao ar livre também são dignas de discussão. O exterior de uma casa pré fabricada de madeira não necessita de muitos recursos, uma vez que a madeira em si é um adorno.

A aparência pode permanecer natural se tiver uma manutenção continua. Todas as construções de materiais naturais combinam com a casa. Deve dar atenção à verdura, uma vez que ela irá animar o ambiente.

Um excelente adorno para uma casa de madeira é uma cerca, que também deve ser feita de madeira. As últimas ideias de design apresentam vedações florais.

Trata-se de uma decoração exterior inigualável, onde as rosas são muito utilizadas. Com as suas melhores ideias inovadoras, pode criar arcos, carrinhos, ou outras estruturas. Naturalmente, a paisagem também deve ser considerada.

Excelente isolamento sonoro e boas condições de transporte

As casas de madeira, em contraste com o cimento, distinguem-se pelo excelente isolamento acústico. Isto permite um ambiente mais calmo. Mesmo que viva numa cidade, a sua casa será sossegada.

A madeira, como material, é bastante leve, pelo que é fácil de transportar. Por exemplo, um abrigo de jardim pode ser feito noutro local e mais tarde transportado e instalado num local diferente.

Esta é uma opção muito mais conveniente, pois não há necessidade de transportar ferramentas para o local de trabalho ou de procurar fontes elétricas.

Uma opção econômica

A construção de uma casa de madeira, bem como a sua manutenção, é muito mais barata do que uma casa de cimento. Deixar o interior natural poupa muito dinheiro, que pode ser utilizado para pintura, verniz ou outros acabamentos.

Sonha com uma casa pequena, mas aconchegante? Então as casas pre fabricadas de madeira são uma solução para si, porque são conhecidas pela sua funcionalidade.

Pode encontrar o projeto de casa mais adequado para si. A construção em si é rápida, em comparação com os edifícios de cimento.

O aquecimento das casas de madeira também é mais barato do que o dos edifícios de cimento normais porque, tal como mencionado antes, a madeira tende a reter o calor e tem excelentes propriedades isolantes.

Verões mais frescos do que em casas de betão

Afinal a madeira é um material natural, pelo que se mantém numa temperatura distinta em cada divisão, enquanto que as casas de cimento não renovado tendem a aquecer.

O critério mais importante para uma casa deve ser um bom isolamento. Não permite que o calor sai no inverno e impede que o calor se infiltre no verão.

Como já foi mencionado, uma casa de madeira tem excelentes propriedades de isolamento, daí que seja sempre agradável e acolhedora. Não sentirá qualquer inconveniente devido às condições meteorológicas.

Árvores na mitologia

Provavelmente o motivo mitológico mais famoso e comum a vários países é a árvore do mundo. Esta noção é outra versão do conceito do mundo, na qual é dado um lugar especial à árvore.

É percebida como uma totalidade de muitas coisas, mas ao mesmo tempo como a separação do cosmos e da terra.

A sua camada superior, geralmente os ramos, é paralela aos pagãos, a parte do meio (o tronco) simboliza o mundo terrestre, e as raízes representam o submundo.

Cada nação tinha imagens diferentes da árvore do mundo. Por exemplo, na cultura escandinava, este símbolo mitológico foi chamado “Yggdrasill” e retratado como um freixo gigante, ligando os nove mundos. Cada ramo leva a uma camada diferente, onde é encontrada uma fonte.

Quanto à situação atual, o budismo é a religião mais amiga da natureza. Acredita na reencarnação e que cada um dos que morreram renascem como outro objeto.

Tudo é determinado pelo karma, que são as boas e as más ações de uma pessoa. Os budistas não participam na adoração de um único indivíduo.

Não têm deus, mas honram tudo o que os rodeia. Os seguidores desta religião atribuem grande importância à natureza. Acredita-se que as árvores são especiais. Por exemplo, a árvore Bodhi é um famoso centro de peregrinação.

É importante mencionar outras religiões mundiais, que consideram as árvores como sagradas. Uma delas é a xintoísta, a mais popular no Japão.

Construir casas de madeira pré fabricadas

É uma religião pagã cujo objeto principal de culto é a natureza, por isso não é surpreendente que a verdura tenha uma posição importante na cultura japonesa. Pode fazer-se menção a Sakura, o verdadeiro orgulho do Japão.

Esta árvore é o símbolo cultural mais importante, que recorda a temporalidade, a beleza transitória, que não dura mais do que uma flor de Sakura.

Na mitologia grega foi dada muita atenção à natureza. Falando especificamente das árvores, devemos mencionar as dryads (ninfas da floresta). Acreditava-se que estavam ligadas às árvores, pelo que as florestas eram especialmente protegidas.

Alguns conselhos sobre como cuidar da madeira

A madeira requer cuidados constantes para manter a sua forma original. A madeira exposta é mais suscetível de acumular humidade, levando ao apodrecimento.

A radiação solar também pode causar efeitos negativos, e a madeira pode perder a sua aparência original. Daí a importância de a proteger. Tinta, impregnantes ou outros agentes são perfeitos para isso.

Os maiores inimigos da madeira são as térmitas. Estes são insetos que se alimentam de verdura morta ou de árvores.

Se a madeira já estiver infestada de térmitas, o que é frequentemente no caso de casas de madeira antigas, estas devem ser erradicadas e só depois se pode proceder à renovação da madeira.

É melhor verificar a sua casa constantemente: inspecionar as paredes ou outras áreas de madeira para detectar danos e tomar medidas imediatas.

As térmitas só podem ser removidas com equipamento especial, pelo que esta tarefa é a mais adequada para um profissional. É importante renovar regularmente a sua casa, é aconselhável pintar de novo ou impregnar a cada cinco anos.

Outro ponto importante é o movimento da madeira – este é um processo inevitável, por isso é importante escolher madeira resistente à humidade, bem processada e de alta qualidade antes de construir casas pré fabricadas de madeira.

É necessário aplicar um primário no exterior, que vai proteger contra os raios ultravioletas do sol.

O interior é igualmente importante, mesmo estando exposto a condições menos prejudiciais, necessita de manutenção constante, ou mais precisamente, pode exigir uma repintura ou outra forma de reparação.

One thought on “Casas pré fabricadas de madeira: porque são uma boa escolha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.