transformador residencial
Eletrônicos Utilitários

Transformador: saiba o que é e o quanto gasta de energia

Transformador é o dispositivo que opera de modo exclusivo com corrente alternada e que pode crescer e reduzir as tensões ou correntes elétricas. E são feitos por um núcleo de ferro, de modo geral, em modelo semi circular e são enrolados em fios condutores.

É muito usado por residências e diversos outros lugares. É usado também por uma loja que vende vaporizador de cabelo profissional, dado que é um tecnologia bem difundida desde que foi criada. E ajuda muito no que diz respeito à distribuição de energia elétrica.

A energia que vem da concessionária necessita ser transformada em um tipo de energia que possa ser usada em residências comuns, afinal não dá para usar altas tensões e altas correntes em casas com máquinas que não irão suportar isso e eventualmente vão queimar.

Por isso, um negócio que trabalha com o serviço de carenagem para mini quadriciclo usa o transformador. O transformador surgiu para revolucionar a história do setor de elétrica, e por isso tem tido uma boa repercussão nos meios que são ligados ao segmento.

É importante também que se atente às necessidades que esses dispositivos possuem quanto a sua manutenção frequente. Muitos deles são muito mal mantidos por várias empresas e isso é algo que deve ser evitado com todos recursos exigidos.

Leia também: Reparação de Termoacumuladores em Lisboa

como funciona o transformador

Assim, um negócio que trabalha com locação de cão de guarda, se fizer uso de um transformador, deve sempre mantê-lo preservado, checar se não há algum tipo de vazamento, e assim por diante. Sempre para que tudo saia como é almejado.

E, neste artigo, vão ser apresentados diversos pontos importantes sobre os transformadores. Cada aspecto vai ser bem aprofundado, para que possa ser bem compreendido.

Conceito de transformador

Os transformadores são dispositivos utilizados para reduzir ou elevar a tensão e a corrente elétricas. Os transformadores são feitos de dois enrolamentos de fios, o primário e secundário, que estão envolvidos em um núcleo metálico.

O caminho de uma corrente elétrica alternada no enrolamento primário induz à criação de uma corrente elétrica variada no enrolamento secundário.

A proporção entre as correntes primária e secundária vai depender da ligação entre a quantidade de voltas em cada um desses enrolamentos

Como funcionam os transformadores

Os transformadores são utilizados para reduzir ou elevar as tensões e correntes elétricas em circuitos de uso ou transmissão de energia elétrica.

Se o transformador baixa a tensão elétrica, ele, de modo automático, aumenta a intensidade da corrente elétrica de saída e vice-versa, mantendo sempre em constância a potência, que é dada pelo produto da corrente pela tensão.

transformador 110 e 220V

Por questões de eficácia, a transmissão de energia elétrica em enormes distâncias sempre ocorre em alta tensão e com uma baixa corrente elétrica, em resposta às perdas de energia causadas pelo efeito Joule, uma vez que a energia perdida nos fios é proporcional.

Para os circuitos de consumo de energia, como as casas, são usados valores de tensão elétrica, por motivos de segurança, os potenciais elétricos muito grande podem gerar algumas descargas elétricas.

É por esse motivo que foram encontrados grandes transformadores nos postes, e que a função é a de reduzir o potencial elétrico da corrente que é guiada pelos fios, levando-a para as casas com tensões de 110V ou 220V.

Os transformadores normais são feitos com dois enrolamentos de fios de cobre, com nome de primário e secundário. Os enrolamentos sempre usam variados números de voltas e encontram-se então torcidos em volta de um núcleo de ferro, sem que se tenha contato.

O enrolamento primário é ligado de forma direta a um gerador de força eletromotriz alternada, ou seja, nele, gera-se uma corrente elétrica de intensidade e em sentido variável, levando à geração de um campo magnético com os mesmos aspectos.

Esse campo magnético é muito concentrado e estendido pelo núcleo férreo em direção ao enrolamento secundário. O campo magnético que é variável vai induzir o começo de uma corrente elétrica no secundário.

medir voltagem da corrente elétrica

O fenômeno físico que dá início ao funcionamento dos transformadores é chamado de indução eletromagnética e é estudado pela lei de Faraday-Lenz.

Essa lei diz que ao gerar-se uma variação do fluxo magnético em algum local do espaço, um campo magnético poderá surgir de modo a se opor-se a essa mudança.

Os benefícios dos transformadores trifásicos

Os transformadores são optados por várias razões. Em configurações de reduzida tensão, eles também vão usar o quarto fio para corrente neutra, o que possibilita fornecer alimentação monofásica com uma tensão constante.

Grande entrega de energia

O transformador auto variável trifásico tem muito mais vantagens sobre um transformador monofásico, pois deve oferecer eletricidade adicional à rede. É mais eficaz porque tem três enrolamentos no principal.

Menor custo na compra

Um transformador de estilo seco trifásico é muito mais barato do que um que é transformador monofásico. O preço de aquisição de três transformadores monofásicos é maior porque tem um único núcleo com três enrolamentos.

É de montagem rápida

Um transformador do tipo trifásico é bem mais fácil de montar do que um transformador monofásico. É fácil ter uma corrente monofásica de um dispositivo trifásico, mas é mais difícil fazer o inverso. 

De simples manutenção

Os transformadores do tipo trifásicos necessitam de menos manutenção e reparo, diferente de outros transformadores, assim como o totem iluminado. Se acontecer uma falha ou problema em uma etapa, os outros dois estágios devem carregar a carga de energia.

planejar manutenção corretiva

O consumidor pode, no entanto, refazer todo o transformador trifásico ou ajustar o transformador monofásico antes de usá-lo.

Os tipos de transformadores

Os transformadores necessitam ser classificados de acordo com alguns parâmetros, tais como a finalidade, bobinas e as fases. Assim como as placas comemorativas são classificadas com critérios. A seguir serão mostrados por finalidade:

O transformador de corrente

O transformador de corrente, ou TC, tem como finalidade ver ou medir a corrente elétrica que está presente em um cabo ou barra de alimentação, e transformá-la em outro modelo de corrente de valor mais baixo, para ser compartilhada a um instrumento de medição.

O transformador de potência

O termo transformador de potência indica que esta máquina varia os valores de potência, mas na realidade ela muda os valores de tensão que estão entrando na bobina primária. 

O transformador de distribuição

Esse modelo de transformador é usado, principalmente, pelas concessionárias distribuidoras de energia e em usinas que geram energia.

O transformador de força

São utilizados para gerar e distribuir energia por concessionárias e usinas, e subestações de distribuição de energia elétrica, e subestações de indústrias de grande porte, incluindo aplicações específicas como fornos de indução e a arco, e retificadores.

Sendo assim, a seguir, vão ser apresentados outros tipos de transformadores, pois antes foram mencionados os tipos quanto a sua finalidade, agora, quanto às suas bobinas e fases:

  • A quantidade de bobinas;
  • O monofásico;
  • O trifásico;
  • O polifásico.

Esses são os tipos de transformadores no mercado e cada um deles tem a sua utilidade, e isso vai depender também do uso que se pretende fazer deles.

Os cuidados que são necessários

A melhor indicação é que os negócios criem um programa de manutenção preditiva e preventiva em todas as suas cabines, fazendo ensaios físico-químicos e cromatográficos dentro do óleo mineral isolante.

Diferente do que várias pessoas compreendem, os ensaios físico-químicos não são feitos só com o foco de ter uma filtragem do óleo.

vantagens da manutenção corretiva

O motivo dos ensaios é ver como estão as propriedades do fluido dentro dos transformadores e tomar decisões corretivas, quando preciso, para que se estende a vida útil do equipamento, é isso que o negócio que vende tecido de parede infantil deve fazer.

Os ensaios básicos e necessários são o teor de água, rigidez dielétrica, fator de perdas, as cores, a densidade, acidez e a tensão interfacial. Todos eles são normalizados e os limites são bem especificados pela Norma NBR-10576.

Considerações finais

Por fim, o artigo abordou vários pontos muito importantes sobre os transformadores. Ainda mais quando se falou sobre os cuidados, pois um negócio que trabalha com usinagem de mdf pode aplicar esses cuidados para se prevenir problemas com os transformadores.

E, para resumir, a função básica do transformador é que ele serve para reduzir ou elevar as tensões e correntes elétricas em circuitos de consumo. Caso um transformador reduza a corrente elétrica logo na entrada, de modo automático, ele eleva a corrente de saída.

Os transformadores foram uma das maiores evoluções no setor de elétrica. É como foi feito o desenvolvimento da revisão automotiva preço, com o tempo foi se aprimorando para fazer uma checagem completa no carro.

O transformador foi evoluindo ao longo do tempo também, tanto é que surgiram diversos outros modelos, que foram citados no artigo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.