Procurando um dispositivo preciso e confiável para monitorar os seus treinos com mais facilidade? Existe uma solução ideal para você: o sensor de frequência cardíaca.
Também conhecido como frequencímetro ou monitor cardíaco, o Sensor de Frequência Cardíaca é um dispositivo usado nas atividades físicas para monitorar o ritmo cardíaco e capturar outros dados durante o treino.
Quando você monitora a sua frequência cardíaca durante as atividades, saberá quanto o seu corpo está trabalhando, o que ajudará a regular o nível de intensidade durante os treinos.
Existem duas formas de medir a sua frequência cardíaca: a medição com a cinta peitoral com o sensor e através de um Sensor Óptico de Frequência Cardíaca.
As cintas medem a atividade elétrica do seu coração (ECG), utilizando eletrodos para captar os estímulos elétricos do coração diretamente do peito.
Já a medição de frequência cardíaca óptica (OHR) faz essa aferição usando luzes a partir de LEDs e um detector de luz para mensurar as mudanças dos vasos sanguíneos e transformar essas medidas em leituras da frequência cardíaca.
Há dois dispositivos de frequência cardíaca óptica: uma braçadeira com este sensor e relógios esportivos que se baseiam no pulso para monitorar a frequência cardíaca.
Qual sensor de frequência cardíaca escolher para monitorar os treinos?
Na hora de decidir qual a melhor solução para você entre os Sensores de Frequência Cardíaca, é interessante saber quais são as atividades que deseja monitorar e se o nível da sua atuação é mais amador/iniciante ou avançado/profissional.
A cinta peitoral é indicada para treinos intervalados, esportes com raquetes e treinos com pesos. Se você busca por uma medição precisa de frequência cardíaca, essa é a melhor escolha para você.
Caso você prefira monitorar os batimentos de uma maneira mais confortável ou precisa de um dispositivo que não atrapalhe os movimentos na hora do treino, a frequência cardíaca baseada no pulso e no braço são as melhores escolhas, ou seja: os relógios esportivos e a braçadeira.
Os Sensores de Frequência Cardíaca podem ser conectados com um relógio esportivo, um ciclocomputador ou aplicativos de celular para acompanhar os dados em tempo real e elevar os seus treinos a outro nível.