Sintomas de um consumidor compulsivo
Dicas Finanças

Como deixar de ser um consumidor compulsivo?

Você sabe quais são os sintomas de um consumidor compulsivo? Leia este artigo até o final e descubra com identificar esse problema e como deixar de comprar por impulso.


O acesso proporcionado pela internet para diversas opções de compra de produtos e serviços, tornou-se uma facilidade para o dia a dia do consumidor. Entretanto, atualmente é o principal motivo do endividamento de famílias.

Com poucos cliques, é possível adquirir moveis planejados e as flexibilizações feitas pelo mercado e pelo Estado para fomentar a circulação da economia, pode se tornar um grande vilão para a saúde financeira de um lar.

Conforme observado por especialistas, o uso de linhas de crédito deve ser feito conscientemente em prol da qualidade de vida e estabilidade no médio e longo prazo, todavia, para algumas pessoas, a responsabilidade é ainda mais difícil.

Para algumas pessoas, a educação financeira não é o suficiente para determinar o perfil de consumo, afinal, questões mais aprofundadas podem estar abarcadas dentro destes casos, como o vício em compras e no consumismo.

A oniomania é o estado mental que pode levar os indivíduos a fazer compras impulsivas, acarretando em múltiplas desvantagens como:

  • Perda financeira;
  • Endividamento;
  • Danos sociais;
  • Danos emocionais.

Cabe destacar que as compras compulsivas não são caracterizadas por necessidade, como quando o sujeito precisa adquirir uma caixa de acrílico sob medida para armazenar medicamentos para algum tratamento médico.

Como deixar de ser um consumidor compulsivo

O consumidor compulsivo pode contrair dividas e ficar inadimplente


As compras compulsivas, de acordo com especialistas, são, na verdade, decisões de compra feitas sem a devida análise da situação financeira ou da efetiva necessidade, e estão majoritariamente atreladas com produtos e ao varejo.

Identificando o modelo de consumo

A compreensão do perfil de consumidor é uma informação relevante na maior parte para instituições financeiras e bancárias, afetando fatores como a liberação de crédito e financiamentos.

Todavia, apesar da informação ser trabalhada com frequência por bancos, não é de exclusividade destes o conhecimento. Isso porque essas informações apontam também para o autoconhecimento do indivíduo.

Essa pauta deve ser aplicada também para as finanças, tendo em vista que, uma vez conhecendo seus costumes e perfil, o indivíduo terá a capacidade de realizar as metas pessoais e individuais, conhecendo seus pontos de atenção.

consumidor compulsivo

Identifique o seu modelo de consumo e evite ser um consumidor compulsivo


Para conhecer o perfil de consumidor, alguns questionamentos devem ser feitos no momento de decisão de compra, como “por quê estou comprando?”; “como meus sentimentos estão?”; “terei condições de arcar com este pagamento?”.

Ter as respostas exatas é fundamental para pessoas que têm um perfil de compra controlado, ou seja, que compram em concordância com suas possibilidades e sua realidade.

Para as empresas, esses questionamentos contribuem para uma melhor gestão de suprimentos e de fluxo de caixa, como foi analisado por um fornecedor de produtos naturais atacado.

Me identifiquei como um comprador compulsivo, e agora?

Ao analisar os questionamentos que determinam uma decisão de compra, algumas pessoas podem apresentar sinais iniciais de compulsividade e, consequentemente, de descontrole financeiro.

Além disso, a oniomania, termo médico que se refere para o consumo desenfreado nos indivíduos, possui algumas causas que levam ao ciclo vicioso. 

Portanto, a observação das causas pode ser benéfica para um produtor de tapete vinil emborrachado, ajudando-o no dia a dia.

Herança genética e passado

A infância é determinante do caráter, considerando que, nos anos iniciais da vida, as pessoas estão desenvolvendo os gostos particulares e preferências baseando-se na repetição de falas e ações de pessoas mais velhas presentes na família e no cotidiano.

De acordo com estudiosos da área da psicologia, cuja função é análise da psique, também é na infância que surgem os traumas relacionados à convivência. Porquanto, crianças que são expostas à vulnerabilidade social e familiar possuem um alerta vermelho.

A herança genética também é um escopo que corrobora o acometimento por doenças e transtornos psicológicos, demandando um acompanhamento dos sintomas que podem levar os indivíduos ao desenvolvimento da oniomania.

Casos de risco

Embora em determinadas situações as pessoas estejam expostas a vulnerabilidades que podem ocasionar no ciclo vicioso de compras compulsivas, há fatores onde o risco da oniomania é iminente e devem ser tratados com atenção.

Para pessoas com transtornos psicológicos e emocionais como o transtorno de bipolaridade, depressão, ansiedade e TDAH, as chances de comprar compulsivamente como válvula de escape são altas, logo, é preciso dar a devida atenção.

As compras compulsivas vão muito além do que um fechamento de pacote de aula de violino para iniciante, considerando também o consumo desenfreado, indo além das necessidades básicas e condições financeiras.

Assim, é recomendado o acompanhamento médico por pessoas que lidem com as questões de transtornos emocionais e psicológicos, para que essas consigam previamente evitar que o ciclo vicioso do consumo seja uma realidade em suas vidas.

Decisões por impulso e satisfação emocional

É comum que, durante estágios depressivos e episódios de raiva, os indivíduos de forma geral tomem decisões erradas, agindo pelo impulso e sem tomar ciência das possíveis consequências no futuro.

Casos assim costumam acontecer com pessoas mais expostas à vulnerabilidade e dentro dos fatores de risco. A válvula de escape direcionada para as compras pode se tornar um vício.

A satisfação emocional em condições saudáveis, aponta para a aquisição de um produto que irá agregar no cotidiano, mesmo que não seja algo essencial, como um banner personalizado com foto para incluir memórias da família.

inflação impacta consumo

Quais os sintomas de um consumidor compulsivo?


Entretanto, quando há dificuldade em satisfazer-se emocionalmente, o consumidor acaba comprando mais produtos do que o básico e essencial, para direcionar todas as questões emocionais a serem resolvidas por meio de uma aquisição.

Em adição, o ciclo vicioso gerado pela insatisfação emocional está correlacionado com a falsa sensação de felicidade, a partir da produção e liberação de serotonina que o cérebro apresenta ao receber uma encomenda ou ver a mensagem “compra aprovada”.

Assim, é crucial estar atento para qual a verdadeira motivação e intenção de compra, se é algo necessário e que irá agregar como persiana de alumínio branca, ou se o produto será destinado inteiramente para a satisfação emocional.

Pós-compra e a repetição do ciclo

É no momento do pós-compra, ao ver a quantidade de dívidas aumentando ou então quando não há espaço para armazenar mais os produtos, que os oniomaníacos caem na realidade e consegue observar os hábitos nocivos.

Entretanto, lidar com o sentimento de culpa, ansiedade e preocupações pode ser tão difícil, que a única solução vista por pessoas acometidas por essa questão psicológica é comprar novamente.

Com a falsa sensação de felicidade e satisfação proporcionadas pelo ato de comprar, o sujeito se torna dependente e enxerga a compulsividade como a única saída. É neste momento que entra o trabalho de profissionais e da rede de apoio.

Proteção do cartão de crédito

Como descobrir se você é um consumidor compulsivo?


O grande problema, conforme observado por especialistas em psicologia, não é a existência do problema em si, mas sim, a falta de reconhecimento e aceitação, que devem ser o primeiro passo para aqueles que desejam romper com o ciclo vicioso.

Compreender e aceitar a existência do problema ajuda os pacientes a desenvolverem o autoconhecimento, sendo capazes de identificar a repetição de padrões e dispor das medidas preventivas o quanto antes para evitar o agravamento do ciclo. 

Como sair do consumismo?

Há um conjunto de boas práticas que foi elaborado por especialistas para ajudar indivíduos de todas as classes sociais, etnias e religiões a controlar o hábito nocivo do consumo impulsivo e desenfreado.

  1. Identificação das causas

O primeiro aspecto a ser trabalhado dentro de um estilo de vida impulsivo é identificar as causas que levam ao surgimento dessa questão.

Como citado nas etapas do ciclo vicioso, as causas podem ser múltiplas, envolvendo a criação na infância.

Por isso, é recomendado o acompanhamento médico para averiguar se as causas são por algo superficial, ou se é necessário algum tratamento mais abrangente para mitigar os riscos que o descontrole de consumo gera.

  1. Estipule objetivos

Um dos principais motivos causadores do consumo desenfreado é a insatisfação emocional, que por diversas vezes está atrelado à falta de perspectiva em relação ao futuro. É preciso estar atento para este ponto, já que é um dos sinais de depressão.

Mas, listar objetivos e afazeres tangíveis pode ser um apoio para que o indivíduo consiga ter mais clareza no momento de decisão de compra, evitando buscar a satisfação em compras e direcionando expectativas para realizações pessoais.

Como monitorar o comportamento do consumidor

Como deixar de ser um consumidor compulsivo?


Se a realização pessoal é transformar o lar em um local mais confortável para si, o indivíduo deve fazer um planejamento, inclusive prevendo o cronograma de pagamentos. Assim, ao adquirir uma janela linha gold, evita gastos desnecessários.

  1. Entenda a diferença do “ser” e “ter”

O status social é uma preocupação comum para a população geral, isso porque há uma deturpação no significado dos conceitos de ser e ter. As competências e realizações pessoais não estão respaldadas pelo tamanho de patrimônio.

Fatores como a classe social afeta os indivíduos no sentido de oportunidades, mas é uma pauta dentro do escopo de políticas públicas e democracia, não deve ser considerada no assunto de consumo impulsivo.

Considerações finais

O consumidor desenfreado é uma situação que tem crescido nos últimos anos, conforme observado por especialistas.

A aceleração digital tem facilitado o processo de compra de oneomaníacos e reflete na saúde financeira destes.

Contudo, boas práticas devem ser tomadas para rever o processo de decisão de compra dos indivíduos, bem como o acompanhamento profissional se faz indispensável para romper o ciclo vicioso.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.