Atualizar Currículo
Carreira Empregos

Dicas para atualizar seu currículo para 2021.

Ter um bom currículo é essencial para causar uma primeira boa impressão aos recrutadores de uma empresa. Por isso, você precisa saber o que é importante para atualizar o seu currículo e ter mais chances de ser chamado para uma entrevista de emprego.

Nesse artigo você verá algumas dicas para atualizar seu currículo para 2021, o ano em que o mercado de trabalho vai se recuperar de uma pandemia e oferecer novos empregos para reconstruir a economia do país.

Contudo, você precisa ter em mente que um currículo bem feito é o primeiro passo para causar uma boa impressão e ser chamado para uma entrevista. Por isso, antes de pensar em como se preparar para uma entrevista de emprego, preocupe-se em ser chamado.

Atualizar Currículo

Como atualizar Currículo em 2021?


Personalize o currículo de acordo com seu objetivo

Primeiramente, é preciso que você entenda que a melhor forma de ser chamado para uma entrevista de uma vaga de emprego específica é personalizando o seu currículo para cada vaga.

Dessa forma, você pode enfatizar em cada vaga suas atribuições mais importantes que podem se destacar aos olhos do recrutador.

Por exemplo: não é interessante para uma vaga de assistente administrativo que você seja um expert em vendas, e neste caso, você deve priorizar habilidades e experiências de acordo com o interesse de cada vaga.

Por isso, tenha em mente o que pode ser mais valioso para cada vaga de emprego e deixe estas informações bem colocadas em seu currículo. Veja algumas informações que podem variar de acordo com o tipo de vaga:

● Experiências profissionais
● Habilidades e competências
● Cursos extras
● Objetivo


Coloque uma foto profissional em seu currículo

Você pode tirar ou procurar a melhor foto sua que expresse um comportamento profissional para colocar no currículo. Recrutadores gostam conhecer mais sobre os candidatos e a foto também os auxilia na hora do processo seletivo, para ficar mais fácil lembrar quem é e associar a pessoa às suas informações do currículo.

Esteja bem atento ao tipo de foto que irá divulgar. Coloque algo profissional e, se não tiver tirado uma ainda, é recomendado que tire e guarde para colocar sempre em aplicações para vaga de emprego.

Sites e Aplicativos para criar Currículos

Quais informações colocar quando for atualizar currículo?


Dados de contato e informações necessárias

Você não precisa fazer um currículo com muitas páginas para causar boa impressão. Recrutadores valorizam sua objetividade na hora da aplicação para uma vaga de trabalho.

Você não precisa colocar experiências, habilidades, competências e cursos que não são pertinentes para. Também nesta linha de raciocínio, não coloque preferências políticas, filiação em partidos e detalhes pessoais que não melhorem sua imagem na visão do recrutador.

Com relação aos seus dados pessoais, não é necessário, nem recomendado que você insira documentos pessoais. O ideal é se atentar a idade, endereço e dados de contato. Veja o que pode ser interessante colocar nessa parte do currículo:

● Telefone celular e residencial
● Endereço completo
● E-mail para contato
● Idade

Seja objetivo e organizado

Como já falamos, o ideal é personalizar o seu currículo de acordo com a vaga. Dessa forma, você consegue montar um currículo mais objetivo, com detalhes interessantes e de forma organizado.

Entretanto, é recomendado que você faça um currículo geral com todas as informações que puder reunir sobre você. Depois disso, é só copiar e colar as informações interessantes de acordo com cada vaga. Veja como devem ser os tópicos do seu currículo em ordem:

  1. Nome completo e foto profissional
  2. Informações gerais e de contato
  3. Objetivo
  4. Formação
  5. Experiências profissionais
  6. Cursos complementares
  7. Habilidades e competências

Inicialmente, preencha todos estes tópicos com todas as informações sobre você. Guarde elas em um arquivo geral para ter acesso a tudo que precisa na hora de montar um currículo personalizado.

Depois disso, é só montar o seu currículo personalizado na mesma estrutura dada acima, mas levando em consideração
somente o que pode ser pertinente para cada vaga.


Organização estética do seu currículo

Quanto mais simples e objetivo você for, melhor. Não é necessário fazer um currículo com design extraordinário, a não ser que você esteja concorrendo a uma vaga criativa e queira inovar no modo de apresentar suas informações.

Por isso, basta colocar uma fonte simples, tamanho 12, sem necessidade de itálico ou sublinhado. Porém, dê mais destaque aos títulos com uma fonte em negrito e aumente o tamanho para 14. Isso deve bastar.

Criar Currículos Online

Como organizar o currículo de forma profissional?


O que não deve ter no seu currículo

Em hipótese nenhuma serão aceitas mentiras ou verdades aumentadas para melhorar sua imagem no currículo. Por isso, opte sempre por informações verdadeiras, pois se os recrutadores descobrirem sua incapacidade em informações divulgadas, você sairá com uma péssima imagem profissional.

Outro detalhe que não é aceito em currículos são erros de português. Por isso, sempre revise as informações para ter certeza de que tudo está escrito da forma certa. Se não tem segurança para escrever, peça ajuda de um amigo que entende um pouco mais da língua portuguesa.


Organize seus currículos digitais

Atualmente muitas empresas estão optando por criar plataformas de aplicação em vagas. Por isso, é necessário que você tenha todos os seus currículos nestas plataformas atualizados.

O arquivo geral de informações que já falamos acima deve te ajudar a preencher todas informações que precisa, independente de qual for a plataforma que você esteja lidando.

Certifique-se também de que o seu currículo esteja nos principais canais de recrutamento online. Veja alguns dos mais importantes:

● Vagas.com
● LinkedIn
● Indeed
● Catho
● Trabalha Brasil

Estas são algumas das plataformas mais utilizadas por recrutadores. Elas também reúnem boa parte das vagas e você poderá facilmente encontrar o seu próximo emprego anunciado em alguma delas.

Quais informações devo colocar no meu currículo?


Coloque informações de um jeito mais interessante

Encontre a maneira mais objetiva e interessante de dispor suas informações no currículo. Por exemplo, se você fala inglês fluente, é mais interessante divulgar a informação dessa forma ao invés de dizer que tem curso completo de inglês com certificado.

As competências e habilidades valem mais do que o curso em si em alguns casos. Para o recrutador, é mais interessante saber que você consegue fazer alguma coisa com excelência do que como você aprendeu.

Logicamente, algumas instituições podem trazer credibilidade ao seu currículo. Então sempre busque analisar a informação e encontrar a melhor maneira de divulgá-la em seu currículo.


Conclusão

Estamos cada vez mais inseridos em uma era digital com transformação tecnológica. Por isso, dê muita importância aos currículos digitais e a forma como você se apresenta nas plataformas de cunho profissional.

Esteja cada vez mais atento também à personalização do seu currículo de acordo com cada vaga. A depender do emprego, você precisa ter objetivos diferentes, competências diferentes e é preciso saber fazer uma curadoria de conteúdo para oferecer o melhor aos recrutadores.

Busque também encontrar maneiras de se qualificar, pois só assim você terá bons diferenciais que vão te fazer sair na frente dos concorrentes.

Aproveite o tempo livre para aprender novas habilidades que podem ser importantes para a sua vida profissional e trabalhe sua imagem pessoal, tanto para o currículo quanto para uma entrevista de emprego. Esteja sempre preparado para oferecer o seu melhor em todas as etapas de um processo seletivo.

Gostou das dicas para atualizar o seu currículo e conseguir novas oportunidades em 2021. Deixe o seu comentário ou dúvida sobre o assunto e compartilhe estas informações com algum amigo que pode se beneficiar delas.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.