Como se preparar para Entrevista de Emprego
Carreira Empregos

Saiba como se preparar para uma entrevista de emprego.

Se preparar para uma entrevista de emprego é um trabalho que assusta muitas pessoas. O ambiente de validação gerado pela entrevista acaba deixando os candidatos ansiosos e eles podem acabar cometendo gafes.

É preciso pensar com antecedência em todas as variáveis que envolvem esse tipo de interação. O que falar, como se vestir, como se preparar para as inúmeras perguntas que surgirão, entre outras coisas.

Até mesmo elementos simples como ir ao banheiro devem ser planejados com atecendencia. Você pode acabar tendo que aguardar em um local com apenas Banheiro químico, que não é o ideal para utilizar momentos antes de uma entrevista.

Nossas expectativas, principalmente quando pensamos em mudar nossa vida com a conquista de um novo emprego, também podem acabar prejudicando os resultados esperados.

Assim que for chamado para uma entrevista de emprego, faça uma auto reflexão e avalie sua trajetória profissional. Reveja todos seus empregos anteriores, desde que começou até os dias atuais.

Você pode utilizar o currículo que enviou para fazer essa avaliação, lembrando das atividades que desenvolveu, os desafios que conseguiu superar e os resultados que alcançou.

Pense em uma série de momentos que mostram o desenvolvimento de sua capacidade ao longo desse período profissional e dos momentos mais importantes de sua carreira.

Evitar erros na entrevista de emprego

Esse tipo de reflexão não só ajuda a criar uma confiança maior no dia anterior, como também te deixa com a mente fresca de suas experiências que podem ser questionadas ao longo da entrevista.

É possível que a empresa contrate os serviços de uma Sala de reunião pequena para realizar a entrevista. Muitas vezes, esse tipo de ambiente neutro é mais adequado para fazer a seleção, uma vez que não impacta diretamente nem a empresa nem os candidatos.

Realize também uma pesquisa sobre a empresa que você pretende ingressar. Dessa forma, você conseguirá identificar os aspectos que mais lhe interessam na empresa e pode responder com facilidade perguntas como “por que deseja trabalhar nesta empresa”, por exemplo.

Você também terá uma base de como a empresa funciona para poder negociar questões salariais, suas estratégias de negócios e identificar pontos onde você pode fazer a diferença, ficando muito mais apto para responder os questionamentos dos entrevistadores.

Lembrar suas experiências negativas pode ser uma boa pedida para refletir aspectos que você acredita que deve mudar e que precisa otimizar, mas evite falar sobre essas experiências durante a entrevista.

Mais ainda, não reclame de empresas anteriores durante todo o processo. Criticar e mostrar que você se ressente de uma empresa anterior pode passar a sensação de que você é uma pessoa difícil de lidar, que apresenta um comportamento problemático.

Se for questionado sobre uma dessas experiências ruins, seja sincero, mas não se estenda muito no assunto. Falar a verdade durante a entrevista é fundamental para o sucesso da mesma.

Tome cuidado com suas redes sociais. Muitas empresas usam suas publicações como um filtro na hora da contratação, principalmente em assuntos que possam gerar algum tipo de polêmica.

Manter suas redes fechadas apenas para amigos é uma boa opção quando está procurando emprego. Dessa forma, você evita que os recrutadores tenham algum tipo de pré-julgamento ou tire conclusões precipitadas a seu respeito.

Tente manter em mente suas experiências de toda a vida. A criação de um banner acadêmico na época da faculdade pode ser um diferencial para a resolução de problemas apresentados pelos recrutadores, e a garantia de sua vaga.

Escolhido em uma entrevista de emprego

Como ir bem em entrevistas?

Para se destacar dos outros candidatos, é importante criar alguns padrões que permitam que sua atitude consiga ser passada de forma positiva aos entrevistadores, para conseguir garantir o interesse deles.

Uma das maiores dificuldades na busca por empregos é a falta de experiência. Entretanto, é possível passar por essa barreira ao citar situações que escapam do escopo profissional, mas podem se enquadrar no que os recrutadores estão procurando.

Trabalhos de escola e faculdade, eventos familiares ou situações inusitadas que você viveu podem facilmente ser experiências a serem levadas em conta quando você estiver participando da entrevista.

Mesmo períodos trabalhando de forma autônoma, com um Contrato de prestação de serviços motoboy, pode te dar experiências relevantes para apresentar na entrevista, mostrando um diferencial em suas habilidades pessoais.

Para um impacto maior, tente exalar positividade. Procure terminar suas falas com mensagens positivas e de superação, uma vez que isso pode instigar o entrevistador a seguir no assunto. Dominar a entrevista sem forçar a comunicação é um grande passo para o sucesso.

Algumas empresas recorrem a conceitos absurdos na entrevista. É importante pensar friamente e tentar desenvolver um raciocínio lógico em cima desse tipo de pergunta.

Normalmente, recrutadores as usam como uma espécie de “pegadinha”, para ver a rapidez de raciocínio de um candidato e sua habilidade de inovar sob pressão.

Uma empresa sem nenhum tipo de relação com artes visuais pode fazer perguntas relacionadas a uma impressora para gráfica. Esse tipo de pergunta tenta testar o candidato, e é imprescindível tentar se sair o melhor possível nesse momento da entrevista.

É importante lembrar que esse tipo de pergunta não precisa de uma resposta correta. A importância apresentada aqui é na tentativa de resolução, e não no resultado final.

O importante em uma entrevista é não congelar quando uma pergunta for feita. Tente sempre responder com clareza, calma e sem se precipitar, ciente de que manter o fluxo da conversa é fundamental para garantir a atenção dos entrevistadores.

Quando o momento de você fazer perguntas surgir, não deixe a oportunidade passar. Faça perguntas inteligentes que demonstrem seu interesse em participar na empresa.

Essas perguntas serão sua chance de demonstrar que você de fato pesquisou a empresa e sabe das atividades e ações deles, o que pode te fazer ganhar pontos. Evite o óbvio, uma vez que muitas empresas têm conteúdo de fácil acesso em ferramentas de busca.

Se você estiver em uma sala comercial por hora é importante não se estender demais durante a entrevista. Fazer as perguntas certas é interessante, mas fazer perguntas demais pode cansar os recrutadores e fazer eles pensarem que estão perdendo tempo.

Procure roupas confortáveis para ir a entrevista, as quais você usaria para trabalhar.

Entretanto, é importante se vestir adequadamente para a função desejada, para não passar uma má impressão. Em questão de cores, escolha tons neutros para aproveitar melhor a situação.

Mentir em hipótese alguma é adequado para você concluir uma entrevista de emprego. Os recrutadores são pessoas treinadas em captar qualquer deslize em sua história, e nada bom poderá vir de enganar as pessoas que pretendem te contratar.

Se você não tem ainda as permissões corretas para dirigir, não diga em uma entrevista que tem carteira carro e moto. Ainda que a vaga não exija esse tipo de documentação, se você alegar possuir pode ser pedido que você faça algo, te desmascarando.

Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas

Entrevistas por Videoconferência

Por conta da Pandemia do Coronavírus, muitas das atividades do dia a dia tiveram que se adaptar, e não foi diferente com entrevistas de emprego.

Algumas dicas podem ser fundamentais para conseguir passar a mesma impressão que você teria em uma entrevista presencial, portanto fique atento a detalhes que podem fazer a diferença.

Ter um cartão de visita advogado luxo pode ser essencial em uma entrevista ao vivo, mas sua apresentação digital é o mais importante para uma videochamada.

O primeiro e mais importante aspecto é o de equipamentos. A entrevista por videoconferência depende de uma série de ferramentas para acontecer, como:

·         Computador

·         Fones de Ouvido

·         Microfone

·         Webcam

É importante que você confira se todos os equipamentos estão funcionando corretamente, do contrário pode ter problemas no meio da entrevista e não conseguir se apresentar corretamente.

Sua conexão também é um ponto importante a se avaliar. É importante que a internet se mantenha estável durante a videoconferência, para evitar complicações de qualquer tipo.

O ambiente que você usa o computador deve ser preparado adequadamente para o evento da entrevista. É importante que o local passe seriedade, uma vez que você provavelmente trabalhará em sua casa.

Escolha um ponto mais harmonioso para utilizar como ambiente de conferências, preferencialmente um local dedicado aos estudos ou trabalho.

Mesmo que você esteja em casa, ainda é importante vestir-se adequadamente para a entrevista. Tenha atenção com as roupas que escolher para fazer a videoconferência, uma vez que deve ser algo que você vestiria para trabalhar normalmente.

A comunicação virtual é de extrema importância nesse tipo de entrevista, então evite qualquer tipo de distração ou interrupção. Lembre-se de manter seu celular no silencioso e avisar sua família para que nenhuma pessoa interrompa a atividade.

Barulhos externos como televisão, vídeo-games, música alta ou conversas paralelas podem acabar atrapalhando a transmissão, e devem ser evitadas.

Se você tiver um ambiente adequado para contar sua história e vender suas habilidades para o recrutador, pode acabar conseguindo um diferencial para conquistar a vaga.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.