anúncios do Google Ads
Negócios Utilitários

Conheça os tipos de anúncios do Google Ads e qual o melhor para você.

Com o crescimento do uso das redes sociais, clientes ou membros de equipes em empresas que vendem produtos e serviços, tiveram de reaprender a pensar em consumo, bem como a comprar e fazer publicidade, que agora pode ser feita pelos anúncios Google Ads.

O Google, além de ser uma referência mundial de maior empresa responsável por pesquisas e agregação de plataformas na internet, também passou a controlar e possibilitar novas formas de publicidade online, adicionando ainda mais conhecimento sobre isso.

Atualmente, em praticamente todos os sites que entramos, aplicativos e até mesmo redes sociais contam com publicidades, o que facilita o acesso por meio de empresas para divulgar seus trabalhos de uma forma atual, como placas informativas para restaurantes.

Para entender melhor sobre essa ferramenta inovadora de anúncios, suas possibilidades de divulgação e as vantagens estratosféricas que elas permitem às empresas, continue a leitura. 

Afinal, o que é o Google Ads?

O Google Ads, conhecido antigamente como Google AdWords, é um serviço de publicidade por meio de anúncios, criado pelo próprio Google para gerar receita para empresas e marcas que divulgarem seus produtos e serviços em sites e aplicativos da própria Google.

Com o uso dessa plataforma, são contabilizados cliques e visualizações em anúncios, e o pagamento ou ganho de rentabilidade pode ser modificado usando esses dois parâmetros.

Usar o Google Ads pode ser extremamente fácil e acessível, embora os melhores resultados venham de maiores especialistas na plataforma.

Para entrar no Google Ads é só criar uma conta no site, colocar um e-mail, as informações que remetem a sua empresa, e pronto, já pode usufruir de seus benefícios. Em pouco tempo, e depois de disponibilizar os materiais necessários, seu anúncio estará visível.

Embora esse processo inicial seja mais prático, existem algumas informações e análises que devem ser feitas sobre a empresa antes mesmo de passar a publicar anúncios, e tudo isso faz parte do planejamento de marketing.

Exemplificando melhor, é como se sua empresa de reboque 24 horas estivesse planejando colocar um outdoor em algum local da sua cidade. Só que na internet, além da criação de uma arte, você vai precisar da redação e também de informações do seu público.

Essa questão do público e do local onde você gostaria de colocar um outdoor é fundamental, uma vez que coloca um limite maior nas possibilidades para que você foque no seu propósito, ou na ideia de alcançar um público seleto.

No Google Ads é a mesma coisa, só que, por ser em um ambiente online, é possível ofertar anúncios para clientes que podem estar fora da sua área de atuação.

Essa possibilidade acaba sendo uma boa ideia para negócios que atendem fora da zona de atuação ou abertura de empresa, como por exemplo, uma gráfica online que faz a criação de cartão de visita manicure.

Outra questão interessante para saber o público certo ou o segmento de atuação, é através da quantidade de lugares onde você pode anunciar.

Imagine que são muitos os sites online disponibilizados nas pesquisas do Google, além de que são inúmeras plataformas, sejam em aplicativos ou lugares de compras. Por isso, saber com exatidão em que lugar ir é, certamente, uma das melhores práticas.

Criar anúncios do Google Ads

Tipos de anúncios do Ads

Vamos conhecer, a seguir, um pouco mais sobre os cinco tipos de anúncios possíveis pelo Google Ads, para que você possa entender melhor suas possibilidades de divulgação e os melhores lugares para começar a anunciar:


Você já deve ter entrado em algum site e visto, em laterais ou na barra acima do título da página em que você está, alguns anúncios, certo? Esse é o local conhecido como display.

Nessa modalidade, é possível colocar banners animados ou não, sugerindo visitas para sites, landing pages, redes sociais e qualquer outra plataforma que você preferir, e em seguida, automatizar por meio do Google Ads.

Aliás, a automatização para quais páginas de sites seu anúncio será mostrado, tem a ver com toda a programação feita anteriormente por você e renderizada pelo próprio Google.

Esse mecanismo é bastante popular para empresas que desejam segmentar bem seu público, separando-o por interesse, palavras-chave, preferências, gostos, entre outros. Inclusive, a escolha dos sites também passa por uma escolha criteriosa.

Por exemplo, se você quiser divulgar serviços de creche para cachorro em um anúncio que leva os possíveis clientes diretamente para o site da sua empresa, é possível que esse anúncio seja veiculado em um site de veterinária ou artigos para pets, por exemplo.


O anúncio de pesquisa é um dos mais comuns e práticos pela plataforma do Google Ads. Por ali, você consegue facilmente aparecer em pesquisas feitas pelo público-alvo do seu negócio. Pelo computador, é possível notar resultados de anúncios na parte superior.

Em geral, nos resultados das pesquisas aparecem anúncios em forma de textos, que explicam um pouco do seu site e encaminham o cliente até a página do seu negócio, o que é uma boa opção para as pessoas que estão procurando por algo para comprar.

Por exemplo, ao pesquisar exames laboratoriais para cachorro no Google, uma pessoa encontra, nos primeiros resultados, anúncios patrocinados de empresas de veterinária na cidade onde ela mora. 

Por estar no topo dos resultados, é muito provável que esse usuário clique no anúncio.

Essa é uma boa escolha para quem quer vender produtos e serviços para pessoas que estão procurando rapidamente por esses serviços.


Se você já entrou em um aplicativo de jogo, por exemplo, e viu algum anúncio de jogos similares ou outros aplicativos, você se deparou com anúncios da Google Ads.

Por serem propagandas que geralmente aparecem em meio a jogos, ações rápidas de compra ou venda, por exemplo, geralmente aparecem como vídeos curtos ou animações.

Por exemplo, uma empresa de tosa e banho pode aparecer dentro de um aplicativo de compra de ração para animais. Se a empresa tiver um app fica ainda melhor, afinal, este tipo de anúncio é interessante para negócios que possuem um aplicativo.


Caso você trabalhe com um e-commerce e tem como foco as vendas dentro do seu próprio site, talvez o anúncio no Google Shopping seja a melhor opção para a sua empresa.

O Google Shopping fica localizado dentro da própria plataforma Google, e é ressaltada nas pesquisas quando alguém procura por algum produto específico.

Se você pesquisar quarto piso laminado, por exemplo, certamente aparecerão empresas ou lojas que vendem esse produto para quartos, algo interessante para quem quer comparar preços e verificar quais os melhores lugares para fazer a compra.

Essa é uma boa alternativa de anúncios, ainda, se você trabalha com produtos de preços baixos, ou mais em conta no mercado. Na publicidade aparece, além da foto do produto e de uma breve descrição, o preço, o que favorece na escolha dos consumidores.


Por fim, um dos anúncios mais conhecidos pelos usuários da internet são os veiculados na plataforma YouTube, que também faz parte do grupo de empresas subsidiárias do Google.

Por lá, quase sempre viralizam anúncios, que geralmente passam antes do começo dos vídeos que clicamos para assistir. 

Normalmente, é preciso assistir pelo menos 5 segundos de anúncio antes de pular para o vídeo principal (isso para o caso das contas gratuitas na plataforma).

O interessante dessa plataforma é que, por já ser um lugar que favorece segmentações, ou seja, são canais e vídeos que vão desde moda até tutoriais de pintura de fachada predial, é possível colocar seu anúncio para o público ideal, ainda melhor que as outras opções.

Os anúncios dentro da plataforma passaram a ser tão populares que, atualmente, podem ser acessados de cinco formas:

  • Anúncio no começo do vídeo;
  • Anúncios durante o vídeo ;
  • Anúncios em banner ao lado;
  • Anúncio em banner dentro do vídeo;
  • Cards patrocinados após o vídeo.

As possibilidades em anunciar no Google são favoráveis para pessoas que querem fazer campanhas de reposicionamento, avisos importantes da empresa, pesquisas ou fortalecimentos da marca.

Portanto, uma coisa é certa: por ser uma plataforma popular, quanto mais interessante e criativa for sua campanha, melhores e mais comentados serão seus resultados.

anúncios do Google Ads

Resultados garantidos com Google Ads

Agora que você já conhece um pouco mais de cada ferramenta e possibilidade dentro do Google Ads, comece já a fazer suas pesquisas e escolher as melhores estratégias para a divulgação da sua empresa.

Como principais resultados de uma publicidade, o Google Ads proporciona maior conhecimento de marcas em tempo recorde, vantagem em vendas online, potencialização do valor da marca com campanhas, além de possibilidade de relacionamentos com clientes.

Sabendo dessas vantagens, que tal começar hoje a trabalhar seus anúncios? Lembre-se sempre de escolher bons layouts e frases de efeito.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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