Usar o YouTube para aumentar vendas é uma estratégia que vem sendo adotada por diversas empresas atualmente.
Não à toa, o YouTube é uma das maiores redes de informação do mundo. Dentre os motores de busca, ele é um dos mais relevantes pela praticidade e facilidade de uso.
Vender seu serviço de conserto monitor lcd pode ser muito mais fácil se você utilizar vídeos de seus serviços para mostrar sua qualidade como profissional. Assim, você conseguirá resultados muito melhores.
O conteúdo apresentado na plataforma de vídeos é inteiramente audiovisual, o que faz muitas pessoas consumirem exclusivamente a rede.
A cada dia, milhões de usuários criam suas contas no YouTube para aumentar as suas vendas online acompanhar seus canais favoritos e receber conteúdo de qualidade, de forma gratuita para todos os segmentos, tais como:
- Humor;
- Estilo de vida;
- Bem-estar;
- Saúde;
- Conteúdos DIY (Do It Yourself, ou faça você mesmo);
- Entre outros.
Dentre todo o conteúdo apresentado na plataforma diariamente, muitas empresas decidiram começar a apostar no YouTube para aumentar suas vendas e usar esse canal como uma nova forma de divulgação do seu negócio.
Importância do YouTube para os negócios
Utilizar a ferramenta para vender pode ser uma excelente estratégia. No YouTube, você poderá criar conteúdo apresentando todas as funcionalidades de seu projetor de vídeo portátil, atraindo novos potenciais clientes e criando material de qualidade.
Inclusive, atualmente, o YouTube tem se tornado uma grande vitrine virtual.
Isso porque qualquer empresa relevante no mercado tem optado por entrar na plataforma e se engajar com os usuários de forma orgânica e interessante, criando conteúdos para nichos e identificando elementos interessantes para a divulgação de uma marca.
Como usar o seu canal no YouTube para aumentar suas vendas online?
Um dos principais fatores para muitas pessoas utilizarem a ferramenta é que ela é gratuita. Você não precisa pagar nada para colocar seus vídeos no ar e manter seu canal, o que atrai muitos produtores de conteúdo.
Para empresas, essa economia significa mais orçamento para as etapas criativas do processo, como locação, equipamento e pessoal para criar campanhas adequadas de marketing para a rede.
Criar um vídeo de como aplicar argila preta no cabelo pode gerar para um salão de beleza mais interesse nesta técnica, alavancando as vendas tanto dos produtos, quanto dos serviços especializados, sendo uma excelente experiência para os produtores de conteúdo.
Vale ressaltar que o YouTube é uma das maiores empresas do mundo, e outra de suas maiores vantagens é a estabilidade.
Comprada pelo gigante do mercado digital, o Google, em 2006, torna-se muito difícil ocorrer algum tipo de problema com a plataforma e, nos raros casos em que há uma queda, equipes de suporte começam a agir imediatamente.
Por si só, essa já é uma excelente forma de ter mais segurança e tranquilidade para colocar seus vídeos institucionais e de propaganda.
Isso porque hospedar seus vídeos em um site próprio pode acabar consumindo muito espaço do servidor, além de precisar de manutenção constante e haver a possibilidade de derrubar o serviço se houver um excesso de visualização.
Apresentar um vídeo de funilaria e pintura pode mostrar a alguém que precisa do serviço que não é tão fácil realizar o reparo, fazendo o usuário buscar seus serviços de especialista para conseguir um resultado melhor.
Afinal, alguns clientes têm o costume de procurar mais informações sobre uma empresa antes de fechar negócio com ela.
Além das redes sociais, o primeiro lugar que as pessoas irão procurar é no YouTube, uma vez que o conteúdo audiovisual é muito mais fácil de ser absorvido, permitindo também uma melhor visualização sobre a empresa.
Se você for ou colocar alguém para ser o porta-voz da empresa no mundo virtual, essa humanização pode garantir resultados muito melhores e conversões na jornada do cliente.
As pessoas gostam deste tipo de contato mais próximo, e ao se apresentar em vídeos e criar conteúdo sobre a empresa, suas vantagens e qualidades se sobressaem.
Além de que a criação de conteúdos interessantes que possam engajar clientes para o canal, você acaba tornando-se o rosto que consumidores se lembrarão quando surgir a necessidade de consumir seu produto ou serviço.
Ao criar um anúncio em vídeo para vender aula para dirigir carro, você precisa colocar todas as informações de contato disponíveis para garantir que o cliente consiga acessar o conteúdo corretamente e contratar seus serviços.
E quanto aos vídeos institucionais?
Ademais, uma empresa séria e idônea passa muito mais credibilidade se possuir vídeos institucionais, que permitam a futuros clientes compreenderem os processos de fabricação e de manutenção dos serviços e produtos.
Além disso, eles serão capazes de identificar na plataforma um novo meio de contato direto usando a caixa de entrada do aplicativo.
Esse tipo de ação tem como objetivo consolidar a empresa no mercado em que está inserida, permitindo abordagens muito melhores de marketing e planejamento de vendas.
Segmentos que trabalham com produção direta de produtos que lidam com o visual, como empresas de produtos de beleza, roupas e elementos estéticos tem grandes benefícios dentro da plataforma, uma vez que podem mostrar em vídeos seus produtos em atividade.
Dicas de como usar o YouTube para aumentar as vendas?
Um vídeo sobre cabelo blindagem pode render resultados muito positivos para profissionais da área da beleza e saúde, por exemplo.
É preciso pensar de forma estratégica para aplicar as ações corretas de marketing dentro do YouTube. Isso porque, diferente de uma conta pessoal, seu objetivo na rede não é simplesmente aumentar sua popularidade.
Saber quando e como publicar pode ser fundamental para um melhor desempenho de vendas, bem como o tipo de conteúdo que você terá mais chances de conseguir engajar com seu público-alvo para converter em mais vendas.
Muitas vezes, contar com uma equipe de marketing especializada é uma boa opção para utilizar a ferramenta da melhor forma possível.
Com a criação de conteúdo de nicho, você pode ajudar muitas pessoas a solucionar as necessidades que elas apresentem. Esse tipo de atitude torna não só a pessoa no vídeo como toda a empresa uma autoridade no assunto que se propõe a falar.
Ao criar vídeos institucionais de sua clínica veterinária popular, as pessoas começarão a verificar e identificar seu trabalho, considerando-o uma autoridade.
Dessa forma, todas as vezes que alguém precisar de suas funções, pensará no nome da sua empresa imediatamente.
Como melhorar suas vendas no YouTube?
Como já foi dito, utilizar a plataforma para conseguir melhorar suas vendas é um excelente meio de gerar mais engajamento e conversões, uma vez que a maioria das pessoas tem uma conta lá.
Entretanto, para fazer o uso correto da ferramenta, existem alguns detalhes que podem fazer a diferença para te colocar como um líder no mercado.
Criar vídeos, principalmente com qualidade para conseguir melhores resultados, é uma tarefa longa e, muitas vezes, custosa. Por isso, é importante definir seu público-alvo antes de iniciar os processos de gravação.
Desta forma, você consegue identificar os elementos mais importantes que utilizará na criação de conteúdo para que uma fatia maior de clientes comece a procurar seu canal. Essa ação pode ser a chave para melhorar suas vendas.
Para vender piscina para cachorro, é preciso identificar o tipo de cliente que consome esse produto, através de análises de conteúdo na própria plataforma.
A internet possui uma quantidade imensa de conteúdo. Para facilitar as buscas que qualquer usuário fará, é preciso aprender a usar as hashtags, ou palavras-chave.
Com ferramentas de análise de conteúdo, você pode identificar como a maioria das pessoas está chegando até você, e dessa forma começar a engajar novos vídeos com a utilização correta das palavras-chave.
Vale lembrar que assim como as palavras-chave podem ser grandes aliadas, elas também podem acabar com a sua visibilidade se forem usadas de forma errada.
Procure nunca exagerar na quantidade de palavras que irá utilizar, uma vez que esse tipo de ação acaba soando desesperada.
Além disso, atente-se para palavras-chave que não condizem com seu conteúdo.
Esse recurso foi usado para facilitar a utilização da rede, então, ao utilizar de forma errada, você pode acabar atraindo uma impressão negativa de clientes que estavam buscando algo e acabaram chegando em você.
Uma boa produção não é um objetivo fácil de se alcançar, mas certamente é uma das melhores formas de engajamento que você conseguirá na plataforma.
Existe uma série de detalhes que pode tornar seus vídeos mais profissionais, como:
- Iluminação;
- Equipamento;
- Roteiro;
- Edição.
Muitas vezes, a melhor opção é contratar profissionais especializados para criar esse tipo de conteúdo com qualidade, que garantirá maior atração do público.
O YouTube deixa um espaço específico para colocar título do vídeo, descrição e links. É importante colocar as informações corretamente para evitar problemas no futuro.
Uma das maiores polêmicas da ferramenta está justamente nos títulos. O clickbait, título com conteúdo chocante para instigar os usuários a assistir o vídeo, é visto com péssimos olhos pela comunidade que utiliza a plataforma.
Portanto, atrair clientes pelo YouTube pode ser uma excelente forma de se engajar, atraindo clientes com perfis diferenciados e se tornando um pilar da comunidade, fortalecendo ainda mais sua marca no mercado em que atua.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.