Estratégias de distribuição
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Estratégias de distribuição: o que são e quais os tipos principais.

Quando uma empresa tem o conhecimento das estratégias de distribuição de seus produtos, ela consegue entender como se destacar no mercado com maior facilidade. 

O motivo para isso é o fato de que este tipo de experiência se tornará um diferencial para a sua companhia, elevando ainda mais a qualidade do serviço. 

Este tipo de plano pode funcionar em qualquer tipo de empresa, desde revendedoras de alimentos até as distribuidoras de medicamentos.

No entanto, para dominar todas essas técnicas é preciso estudar o mercado e tudo o que essa área engloba.

Pensando em todos os empreendedores que ainda possuem dúvidas, criamos um post com diversas dicas sobre estratégias de distribuição.

Confira!

O que são Estratégias de distribuição?

O que são estratégias de distribuição?

As estratégias de distribuição são aquelas que estudam e consideram a acessibilidade dos consumidores aos produtos e serviços fornecidos por uma empresa.

Com elas, o negócio tem a possibilidade de conquistar uma maior visibilidade e atrair mais clientes no médio e longo prazo.

Ou seja, ter o conhecimento dessas técnicas pode trazer os mais diferentes benefícios para a sua empresa.

No entanto, é preciso saber como usá-las, para que assim possa alcançar o que essas estratégias te propõem, como veremos a seguir.

Tipos de distribuição

É preciso ter em mente que realizar esse processo de maneira correta é uma importante etapa do marketing, pois ela fará com que a sua empresa atinja o seu público-alvo.

No total, existem 3 tipos de distribuição no mercado, sendo que cada um deles se enquadram em diferentes situações:

Exclusiva

A primeira estratégia de distribuição é a que o próprio fabricante escolhe os seus revendedores, para que assim possa autorizá-los a distribuir seus produtos de forma exclusiva.

Essa é a maneira mais efetiva para controlar uma grande parte das atividades e operações desses revendedores.

Neste caso, o fabricante deverá vender seu serviço ou produto por meio de um ou poucos intermediários.

Geralmente, esse é o sistema utilizado quando a natureza do negócio que está sendo vendido necessita da lealdade do revendedor.

Seletiva

Já a técnica seletiva ocorre quando o fabricante vende o seu produto por meio de um grupo selecionado de intermediários.

Este tipo de estratégia de distribuição é a opção mais sensata quando se trata de um negócio que necessita de valorização.

Os revendedores escolhidos deverão ser considerados os melhores do mercado para vender os seus produtos, de acordo com alguns pontos fortes do fabricante, como:

  • localização;
  • reputação;
  • carteira de clientes.

A distribuição seletiva é muito utilizada quando os clientes estão em busca de produtos de compra comparada.

Aqui, essa revenda permite uma relação mais estreita entre o fabricante e o consumidor.

Intensiva

Esse plano aplica muito a lógica de “quanto mais, melhor”. 

Isso porque o fabricante irá vender os seus produtos e serviços por meio de todos os intermediários que forem possíveis.

Geralmente, essa estratégia de distribuição é muito utilizada quando há necessidade de uma grande disponibilidade da mercadoria em inúmeros pontos de venda ao mesmo tempo.

No entanto, a revenda seletiva é mais vantajosa quando se trata de produtos de alto consumo e com pouco valor agregado, como os produtos de higiene.

Com esse sistema, os pontos de distribuição podem ser alcançados por equipes de venda dos próprios fabricantes, por representantes comerciais ou então atacadistas distribuidores.

É possível também utilizar as equipes próprias para atender grandes varejistas, como os hipermercados e redes de supermercados.

Quais os tipos de Estratégias de distribuição

Como desenvolver estratégias de distribuição

Para desenvolver as suas estratégias de distribuição você deve levar em consideração que o varejo vai muito além da venda de produtos em canais que são previamente escolhidos.

Isso porque esse processo envolve o alcance do negócio em uma determinada região, a otimização de custos e o bom relacionamento com os clientes.

Veja a seguir como cada um dos casos funciona:

Maior atuação em uma região

Neste caso, é preciso ressaltar a disposição de pontos de vendas, importadores e representantes legais em uma área geográfica.

Esses revendedores precisarão apresentar números de distribuidores que permitam que a empresa consiga atendê-los de maneira ampla ou parcialmente.

Otimização de custos

A escolha dos canais de distribuição irá influenciar diretamente na otimização de custos do seu produto.

Isso porque ao optar por distribuidores mais próximos do fabricante, você estará economizando com o transporte da mercadoria até o intermediário.

E, por conta disso, você poderá ter menos gastos e assim, oferecer um preço melhor para os seus clientes.

Bom relacionamento com os clientes

Quando uma empresa faz uma boa estratégia de distribuição e escolhe os melhores canais de revenda, ela automaticamente cria uma boa relação com os seus clientes.

O motivo para isso é que, caso o consumidor necessite realizar uma troca ou esclarecer uma dúvida sobre o produto, ele poderá facilmente encontrar um ponto de distribuição e interagir diretamente com um funcionário da empresa.

Essa fácil comunicação entre a companhia e o cliente farão com que o problema seja solucionado de forma rápida e com maior eficiência.

Graças a essa facilidade, o consumidor se sentirá mais à vontade e confiante para fazer novos negócios com a marca.

Estratégias de distribuição das empresas

Por que é importante pensar em estratégias de distribuição?

Criar estratégias de distribuição é importante porque com elas você estará dando um passo adiante de muitas empresas que ainda não pensam nesse tipo de técnica.

Como dito anteriormente, esses planos podem fazer com que você alcance um número maior de consumidores e ainda trazer mais reconhecimento e visibilidade para a sua empresa.

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