Aplicativos Atualidades

Zoom ou Google Meet? Qual a melhor ferramenta de videochamadas?

As videochamadas estão cada vez mais comuns nesses tempos de isolamento social. E a dúvida aqui, é saber qual serviço de videoconferência escolher. Veja a comparação do Zoom x Google Meet.


Com o Covid-19 se espalhando por todo mundo em grande escala, uma das coisas que as pessoas adotaram globalmente é trabalhar em casa. A maioria das empresas já colocaram boa parte dos seus funcionários em home office

Com o isolamento social e o trabalho remoto, as videochamadas aumentaram drasticamente nas últimas semanas. E com isso as grandes empresas de tecnologia estão de olho nesse novo público e investindo ainda mais em ferramentas de vídeochamadas.

O Google Meet, anteriormente chamado de Google Hangouts Meet, já era um dos aplicativos extremamente populares mesmo antes da pandemia, mas não era gratuito para todos o usuários. Só que recentemente o Google anunciou que o Google Meet passaria a ser grátis para todos os membros. 

Já o Zoom é um aplicativo multiplataformas que serve para fazer vídeochamadas e conferências online. Até pouco tempo era um desconhecido no mercado brasileiro, mas teve o seu uso turbinado pela necessidade que as pessoas passaram a ter de se comunicar com colegas de trabalho, parentes ou amigos à distancia.


COMPARAÇÃO: ZOOM X GOOGLE MEET


Zoom ou Google Meet

Uma das coisas mais importantes sobre as videochamadas on-line é o número de pessoas que podem participar simultaneamente, especialmente quando se trata de reuniões de negócios. Aqui, o Zoom e o Google Meet permitem até 100 pessoas em uma chamada, o que é muito bom, considerando que satisfaz as necessidades da maioria dos usuários.

Na etapa de instalação e configuração, o Google Meet é mais simples de configurar, pois você não precisa instalar nada e isso pode ser feito a partir de um navegador. 

Os participantes e usuários do Google Meet não precisam baixar ou instalar nenhum software adicional no computador para acessar a sala de reunião online. O link da reunião pode ser enviado por e-mail ou WhatsApp, e quando o usuário clica no link é aberto direto no navegador, a maioria dos browsers tem total compatibilidade com o Google Meet.

Você pode acessar e configurar uma sala de reunião no seguinte endereço online: meet.google.com. Também há um aplicativo para o Google Meet nas versões Android e iOS que está disponível nas respectivas lojas dos aplicativos.

Quando se trata de Zoom, você não consegui usar o Zoom sem um aplicativo instalado. A ferramenta não é suportada para uso direto nos navegadores da web. Mas em compensação o Zoom oferece o seu serviço para várias plataformas, como: Windows, Mac, Android e iOS

Todos os participantes da videochamada precisam instalar o aplicativo Zoom para começar a reunião. O aplicativo pode ser facilmente baixado na internet, o Zoom ainda oferece a opção de extensão para alguns navegadores.

O Google Meet e o Zoom permitem que usuários gratuitos realizem reuniões por um tempo limitado. No caso do Google Meet, o limite de tempo máximo para uma ligação com conta gratuita é de 60 minutos, enquanto no Zoom é de 40 minutos.

Mas além disso, até setembro de 2020, o Google Meet permite uma videochamada por tempo ilimitado para todos os usuários, o que é uma vantagem adicional durante o período de isolamento.

Quando você faz uma ligação via Zoom, a interface do aplicativo pode exibir no máximo 49 usuários na mesma tela. Já no caso do Google Meet, ele é limitado a 16 usuários por vez na tela. Ambos os serviços têm interface lado a lado.


SEGURANÇA


A segurança é um dos requisitos mais importantes a serem considerados nesses serviços de vídeo conferência, pois muitas pessoas usam essas ferramentas para executar o seu trabalho oficial. 

Nesse quesito, o Google Meet usa autenticação de dois fatores que permite uma camada extra de proteção para manter suas reuniões virtuais mais seguras e também segue os padrões de segurança para DTLS (Datagram Transport Layer Security) e SRTP (Secure Real-Time Transport Protocol).

Por outro lado, temos ouvido falar de muitos problemas de segurança relacionados ao Zoom. Algumas empresas já alertaram os seus funcionários para não usarem o Zoom para fins oficiais de trabalho, devido a problemas de segurança recentes. 

O zoom está usando criptografia AES de 256 bits e deve estar disponível para todas as contas dentro de um mês. De fato um dos pontos fracos do Zoom é justamente problemas relacionados a segurança e privacidade, que tem afugentado muitos usuários. 

Ainda existe a acusação por parte de alguns internautas, de que o Zoom compartilha informações com o Facebook sem a devida autorização dos usuários. Portanto, se a segurança é a sua principal preocupação, sugerimos o uso do Google Meet.


Aqui está uma rápida comparação do Zoom vs Google Meet.


Avaliação: 5 de 5.
CaracterísticaZOOMGOOGLE MEET
Nº de participantes100100
Tempo limite da reunião40 min60 min
Compartilhamento de telasimsim
Gravação de telasimSim (apenas para pago)
Suporte de aplicativoAndroid, iOS, Windows, Mac OSAndroid, iOS, Web
Acesso à WebNãosim
Máximo de usuários em uma tela4916


Esperamos que com essa comparação básica, você possa ser capaz de tomar a melhor decisão sobre qual ferramenta de videochamadas usar.



5 thoughts on “Zoom ou Google Meet? Qual a melhor ferramenta de videochamadas?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.