Saiba como o uso da tecnologia tem transformado as relações de compras e está mudando o comportamento dos consumidores perante ás empresas.
O surgimento do computador pessoal e do telefone celular na década de 1990 e o smartphone nos anos 2000 são algumas das mudanças drásticas que o mundo dos negócios tem visto nas últimas décadas.
A tecnologia fez com que as empresas fossem dirigidas de forma diferente, estabelecessem novos pré-requisitos para o sucesso e influenciassem a maneira como os consumidores atuam.
No entanto, embora seja fácil apontar os benefícios da tecnologia, é importante entender porque a inovação é significativa e o que em grande parte não será relevante.
A previsão de padrões tecnológicos futuros e seu efeito nos consumidores é difícil, mas geralmente pode ser feito com um certo grau de precisão.
Comportamento dos consumidores está mudando com o uso de várias Tecnologias
Esse processo começa com um “cone de incerteza” ou um gráfico que acompanha a expansão das capacidades tecnológicas.
Por exemplo, prever a viabilidade de carros sem condutor pode incluir uma lista de marcos importantes, como uma certa quantidade de testes, regulação governamental, atingir uma massa crítica de consumidores e quanto tempo cada um deles tomaria.
À medida que olhamos para o futuro, estas são as importantes inovações tecnológicas que são ou irão influenciar os hábitos do consumidor.
Redes publicitárias em evolução
Google mudou o mundo da propaganda com a introdução de várias redes publicitárias digitais, mas o Facebook veio rapidamente e introduziu uma rede publicitária comparativamente poderosa.
Além disso, o crescimento gradual dos anúncios Snapchat e Instagram Ads oferece mais opções para os consumidores se envolverem.
Realidade Virtual está mudando o Comportamento dos consumidores
Embora isso possa parecer inofensivo, as implicações para os consumidores são interessantes. Primeiro, essa mudança nas redes publicitárias indica uma mudança nos hábitos de busca do consumidor de quase totalmente o Google para uma divisão entre o Google e o Facebook.
Em segundo lugar, ilustra um fato mais importante: as empresas precisam entender seus meios de comunicação social e alinhar esses meios de comunicação com as preferências dos consumidores.
Um hiperlink azul no Google não atrai tanto quanto uma foto patrocinada no Instagram ou um vídeo patrocinado no Snapchat.
Realidade virtual e realidade aumentada
Um dos maiores problemas com a VR/AR é que existe uma grande falta de conteúdo de qualidade e uma lacuna entre o preço para os consumidores e o valor que eles recebem.
Com o tempo, o preço vai diminuir, o conteúdo de qualidade aumentará e o valor começará a ter mais sentido para o público em massa.
As redes sociais contribuem para um novo Comportamento dos consumidores
Enquanto isso, algumas das principais oportunidades para as marcas se envolverem com os consumidores é através da criação de conteúdo VR e AR de alta qualidade, como a experiência VR da Nike, onde os espectadores podem sentir que são Neymar malabarista com uma bola de futebol com a Nikegrampos.
Pode se tratar de um novo geofiltro Snapchat ou de um vídeo musical virtual, o desenvolvimento de experiências virtuais pode dar aos seus consumidores uma nova experiência de consumo e eles já estão ansiosos por isso.
Conteúdo de mídias sociais
Com o crescimento das mídias sociais, as pessoas começaram a agir, pensar e comprar de forma diferente. A capacidade de atenção de cada pessoa foi diminuída para menos de 8 segundos.
Simplificando, as pessoas agora são viciadas em consumidores de conteúdo de redes sociais e as marcas precisam entender como se encaixar nesse novo mundo social.
O sucesso nas redes sociais pode levar a grandes benefícios para a sua organização, como a Adidas viu nos últimos anos devido ao foco de transição de influenciadores atléticos para influenciadores sociais .
Para encontrar o sucesso das redes sociais, você precisa entender como tornar o conteúdo de alta qualidade possível para o consumo.
A Tecnologia está moldando o Comportamento dos consumidores
Este alinhamento entre seus consumidores e o conteúdo que eles desejam será crucial para a construção de um seguidor de marca para sua empresa.
Mesmo que você escolha não usar conteúdo de mídia social para publicidade, tome nota de como ele pode evoluir rapidamente aos gostos dos consumidores e como os produtos agora se enquadram nas mídias sociais.
As pessoas querem comprar coisas para mostrar em uma foto quadrada on-line e isso significa que as pessoas estão comprando de forma diferente do que eram há duas décadas.
Otimização digital
Muitas pessoas escreveram sobre como os comerciantes podem criar o perfeito call-to-action, o que é cada vez mais difícil com a crescente complexidade dos sites das marcas e a crescente ubiquidade de pesquisa como a forma preferida de navegação on-line.
Bem, agora, cerca de 550 das maiores organizações do mundo têm a capacidade de criar domínios personalizados que incluem sua marca, usando domínios ‘.brand’ como: www.blog.google ou www.summit.audi .
Desde a última data para candidatura a um domínio .brand terminado há anos, qualquer nova marca pode ter que esperar até pelo menos o final de 2020 para se candidatar a um desses novos domínios.
Uma vez que as marcas agora poderão utilizar melhor seu domínio como um chamado para ação, eles podem criar domínios mais curtos e significativos que criem caminhos mais simples para o conteúdo que normalmente é enterrado no fundo do site e que são apenas visíveis pela pesquisa.
Chatbots auxiliam no rápido atendimento e interação com o consumidor
Este é um meio imediato de encorajar a navegação de conteúdo direto e é uma oportunidade para desenvolver uma conexão mais profunda com os clientes.
A longo prazo, os clientes podem gravar o que eles estão procurando, seguidos pelo domínio .brand da organização que estão procurando e descobrir o conteúdo de forma rápida e fácil – evitando terceiros e criando um poderoso edifício de marca ferramenta para comerciantes.
Chatbots
Todo mundo tem lembranças de se sentar em um telefonema com o serviço ao cliente por longos períodos de tempo enquanto se desloca entre as operadoras lendo um script ou mesmo ouvindo mensagens gravadas e digitando números extensos para ser atendido.
Com o surgimento do software de automação e especificamente os chatbots, as empresas agora podem se comunicar melhor com seus consumidores.
Isso significa que, nos próximos anos, os consumidores terão um aumento drástico da qualidade esperada do atendimento ao cliente das empresas e os problemas precisarão ser resolvidos efetivamente.
As empresas deveriam aproveitar esse tempo para preparar seus departamentos de relacionamento com o consumidor para garantir que tenham chatbots estabelecidos em redes sociais, linhas de atendimento de clientes, se necessário, e orientar o atendimento ao cliente como prioridade.
A tecnologia continuará a evoluir e os hábitos de consumo se ajustarão de acordo com essa evolução, mas se você for capaz de acompanhar as tendências e como elas causam mudanças no comportamento do consumidor, você estará preparado para o longo prazo.