Principais características para se realocar no mercado de trabalho
Carreira Empregos

5 características mais valorizadas no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e constantemente se atualizando. Em muitos dos países mais bem colocados financeiramente, uma boa parte do trabalho humano será substituído por ferramentas automatizadas.

Esse tipo de situação acaba colocando em cheque nossas perspectivas sobre o mercado de trabalho. Em um mundo de mudanças frequentes, como se manter atualizado?

Os serviços de um dj para festa podem continuar necessários, mas boa parte de seus equipamentos possuem ferramentas de automação que eliminam a necessidade de uma grande equipe para realizar o trabalho.

Apesar desses empregos serem substituídos por máquinas, a previsão não é tão negativa quanto possa aparentar. Essas mudanças acabam gerando novas demandas, então é muito mais uma situação de se adequar a um novo modo de vida do que perder esperanças.

A verdade é que já a algum tempo o perfil das empresas e do mercado de trabalho vem sofrendo mudanças, forçando todos os profissionais a buscarem uma melhor forma de lidar com as coisas e se atualizarem para essa fase que já está a caminho.

Mesmo em uma empresa de buffet de aniversário infantil, algumas habilidades profissionais podem te destacar de outros, aumentando suas chances de crescimento para uma área gestora, por exemplo.

A qualificação tem sido uma constante nos diálogos sobre mudanças substanciais. Cada vez mais, surgirão cargos estratégicos e essas vagas devem ser tomadas por profissionais que tenham se adequado à novas funções.

Existe, entretanto, uma série de características profissionais que seguirão sendo relevantes, e é importante estudar essas características pois muitas delas se manterão em alta independente das mudanças no mercado de trabalho.

Por isso, acompanhe a leitura desse artigo para saber mais sobre o assunto.


O que o mercado de trabalho busca hoje em dia?

É preciso fazer uma autoavaliação para entender o que faz de você um bom profissional. São suas habilidades e seu conhecimento, ou seu jeito de lidar com situações complicadas?

Independente da profissão que você exerça, alguns elementos acabam surgindo de forma natural, sendo características fundamentais para qualquer colaborador.

Se você tem uma especialização em auto peças universal, por exemplo, é preciso identificar quais outras habilidades podem ser um destaque para te tornar fundamental na empresa.

Como se preparar para Entrevista de Emprego

1 – Ser inovador

Vivemos em uma era do novo. A inovação é um elemento fundamental em qualquer área do mercado de trabalho, uma vez que ela é ela o que gera soluções, oportunidades, inovação e ousa buscar alternativas pouco prováveis.

A inovação pode vir de diversas formas, seja ela mais livre ou mais direcionada a um objetivo específico. É preciso compreender que não há motivos para temer a inovação, principalmente se você próprio for um catalisador dessas ideias novas.

Um vendedor pode usar sua criatividade para conseguir alugar uma sala comercial compartilhada, pensando em soluções diferentes para atingir seu objetivo.

2 – Gostar do que faz

Uma pessoa que tenha real paixão pelo que faz é constantemente motivada, focada em realizar suas tarefas com o máximo possível de empenho e querendo ajudar a empresa a superar desafios e dificuldades, sendo um alavancador do sucesso do empreendimento.

Esse tipo de colaborador gosta tanto do que faz que acaba se tornando mais abertos a novas experiências e funções dentro de uma determinada área.

Professores costumam ser grandes exemplos de paixão pelo trabalho. Dar aulas em uma escola bilíngue infantil pode ser um desafio e tanto, mas o amor pelo ensino torna a situação prazerosa e divertida.

Uma vez que querem continuar a fazer o que amam, irão buscar novas ferramentas e conhecimentos que permitirão uma melhoria em seu trabalho, desenvolvendo um potencial muito maior dentro da empresa.

3 – Ter iniciativa e espírito de liderança

É um engano comum achar que só se espera liderança de equipes gestoras. Todos podem obter um bom resultado aplicando seu espírito de líder para buscar o melhor desempenho da equipe como um todo.

A liderança também é sua capacidade de ser um porta-voz, incentivar e motivar a equipe como um todo a produzir trabalhos melhores, influenciando positivamente a vida de todas as pessoas envolvidas no trabalho.

É importante lembrar que esse tipo de atitude é um estado de espírito, então vá todos os dias com vontade de levantar e fazer a diferença dentro da empresa.

O impacto direto que seu espírito de liderança tem nas pessoas ao seu redor é ainda maior se você trabalha com público. Em uma creche período integral, o espírito de liderança pode inspirar os pequenos e tornar você um exemplo para eles.

Hoje em dia, não há mais espaço para pessoas que ficam esperando as ordens chegarem até elas.

Perceber em qual situação você deve tomar uma atitude e iniciativa para tentar alcançar bons resultados para a empresa é um diferencial enorme.

Indivíduos proativos são aquelas que buscam solucionar os problemas que surgem no dia a dia sem que alguém precise ordená-los a fazer isso.

Uma pessoa com iniciativa não espera outra pessoa dizer a ela o que fazer ou como fazer, ela simplesmente age quando sente a necessidade de ação.

A proatividade não só é um elemento muito buscado por empresas hoje em dia, como também é essencial para aqueles que têm interesse em crescer profissionalmente.

4 – Ser íntegro

Não há uma pessoa no mundo que não aprecie uma pessoa íntegra. Tudo que é feito de forma ética e honesta tem uma possibilidade muito maior de dar certo.

Agindo de forma contrária, é possível alcançar alguns objetivos, mas é um movimento curto e com um resultado catastrófico no fim.

Respeitar o ambiente de trabalho, seus companheiros e agir de forma ética é fundamental para um bom relacionamento com as pessoas da empresa, o que pode os impulsionar para muito mais longe em sua carreira profissional.

5 – Ser comunicativo

Um bom profissional não fica em silêncio aguardando novos serviços ou tarefas. A comunicação, entretanto, não depende exclusivamente da fala do colaborador, mas sim de como e o que ele decide falar.

A comunicação deve ser agradável e leve, mantendo um padrão de educação e cordialidade com qualquer funcionário em qualquer cargo da empresa.

Fora do ambiente corporativo, todos somos seres humanos iguais, então não há motivo para tratativas diferentes no horário de trabalho.

Uma pessoa que se comunique bem com a equipe e com outros colaboradores acabará sendo muito bem vista, além de elevar o moral da equipe como um todo.

Recolocação no mercado de trabalho

Características secundárias de um bom profissional

Algumas características menos procuradas podem ser um grande diferencial para conquistar uma vaga de emprego em um mercado cada vez mais competitivo.

A inteligência emocional tem crescido cada vez mais nas buscas das empresas. Profissionais que conseguem lidar com as diversas situações que ocorrem a cada dia são muito valiosos.

Empregadores que devem lidar com situações extremas precisam ter pessoas com uma inteligência emocional mais desenvolvida, como é o caso de motoboy para delivery. O dia a dia no trânsito de uma grande cidade pode acabar cobrando muito da pessoa.

Esse tipo de controle emocional também é muito útil na vida pessoal, podendo evitar:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Variações de pressão;
  • Síndrome de Burnout.

Esse último elemento representa aquela sensação de esgotamento mental que muitas pessoas apresentam após lidar com situações mais impactantes emocionalmente.

A busca por conhecimento é outra característica que pode ser um ponto de virada para um profissional.

Estar sempre atualizado e em dia com as informações é fundamental para estar em dia com o mercado de trabalho.

Uma pessoa que busca sempre a melhoria através do conhecimento é vista como competente, esforçada e interessada, o que são elementos muito positivos do ponto de vista de um gestor. Não há uma receita específica para esse tipo de situação.

Tanto o conhecimento acadêmico, através de faculdades, especializações e outros tipos de estudo formal, quanto a atualização através de conhecimentos gerais, são muito bons do ponto de vista empresarial.

Sem contar que as habilidades adquiridas através destes podem acabar tornando-se essenciais.

É fundamental estar atento sempre a novas oportunidades, desafios e outros fatores que não foram previstos pela equipe como um todo.

Ter essa visão diferenciada pode ajudar a empresa a alcançar objetivos maiores do que os planejados, sendo uma habilidade de muita valia para qualquer colaborador.

Pessoas visionárias tendem a forçar os limites e ir além, e muitas vezes isso significa aproveitar oportunidades de crescimento que as pessoas nem mesmo sabiam que existiam.

O gerenciamento de tempo também é um fator predominante em bons profissionais. É preciso saber o momento de trabalhar e produzir e o momento de descansar.

Um profissional autônomo precisa controlar as horas trabalhadas para não se esforçar demais. Um serviço de moto entrega, por exemplo, deve ter seus horários bem estabelecidos para não deixar seus colaboradores no limite.

Portanto, um indivíduo que gerencie melhor seu tempo pode acabar tornando o ambiente a sua volta mais leve e descontraído, aumentando a produtividade sem diminuir a moral da equipe.

A verdade é que uma série de fatores é levado em conta em cada área de trabalho que você tentar entrar. Essas habilidades citadas, entretanto, podem ser usadas em qualquer uma delas, garantindo a qualidade profissional independente da área de atuação.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.