Confira aqui dicas de SEO para melhorar seu texto para o Google!
Primeiramente, a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) – tornando seu site fácil de encontrar no mecanismo de pesquisa – é determinada por muitos fatores.
Em segundo lugar, um dos maiores fatores é o conteúdo (texto) do seu site. Em alguns casos, você pode querer melhorar o SEO, mas não é possível reescrever o conteúdo do seu site.
Sendo assim, a boa notícia é que existem maneiras de melhorar seu SEO sem reescrever o conteúdo do site.
Os melhores métodos e dicas de SEO mudam conforme os mecanismos de pesquisa mudam seus algoritmos, então atualizamos este post para as melhores práticas de SEO em 2020.
Portanto, confira aqui nossas dicas de SEO para melhorar seu texto para o Google.
1. Escolha as tags de título em cada página
Antes de tudo, comece definindo as tags de título de cada página. As tags de título informam aos mecanismos de pesquisa e aos usuários do que trata uma página.
Seu título deve ter cerca de 60 caracteres e deve resumir brevemente o ponto ou propósito da página. A palavra-chave direcionada da página também deve estar na tag de título.
As tags de título tornaram-se menos importantes à medida que os mecanismos de pesquisa desenvolveram maneiras mais eficazes de decifrar do que trata uma página.
No entanto, otimizar suas tags de título ainda pode ser uma ótima maneira de melhorar o SEO sem reescrever o conteúdo.
Em suma, se você tem um site WordPress, recomendo usar o plugin Yoast SEO para atualizar suas tags de título.
Nessa perspectiva, isso lhe dará uma prévia de como sua página ficará nos resultados de pesquisa usando a tag de título que você definiu, e também fornece algumas outras ótimas recomendações de SEO.
2. Modernize para visualizações de página e taxas de cliques
Em primeiro lugar, embora encontrar as palavras-chave melhore seu SEO, também há métricas de engajamento a serem consideradas.
As métricas de engajamento medem o quão útil, interessante ou impactante seu site é para os leitores.
Algumas métricas de engajamento importantes incluem:
- Tempo na página: quando os usuários passam mais tempo na sua página, isso indica que a página é útil para eles.
- Taxa de rejeição: quando os usuários visitam uma de suas páginas e clicam em outra página ao entrar no site, eles permaneceram, não rejeitaram. Taxas de rejeição baixas indicam um bom site e qualidade da página.
- Visualizações de página: embora certamente não seja perfeito, a popularidade pode ser uma boa medida de utilidade. Se a sua página está recebendo mais cliques do que um resultado que aparece acima do seu, sua página assumirá esse lugar em pouco tempo.
- Taxa de cliques: se uma alta porcentagem de pessoas vê sua página aparecendo na pesquisa e clicam nela, você tem uma alta taxa de cliques.
Nesse modo, criar conteúdo de qualidade é uma maneira de melhorar as métricas de engajamento. No entanto, existem outras maneiras de fazer isso sem reescrever o conteúdo do seu site.
Crie títulos de página atraentes, descrições e frases de chamariz que atrairão os usuários para sua página. Para alguém que já está em sua página, outro artigo ou postagem de blog atraente os manterá em seu site.
Um título de página atraente e uma descrição podem trazer mais tráfego orgânico também.
3. Aproveite as palavras-chave no conteúdo existente
Antes de qualquer coisa, em um mundo de SEO ideal, você completaria todas as pesquisas de concorrentes e palavras-chave para determinar quais frases direcionar ao seu site antes de desenvolver o mapa do site e realmente escrever o conteúdo.
No entanto, isso nem sempre é possível. Entretanto, incluir as palavras-chave importantes em algum lugar da página é praticamente um requisito.
Se você não pode reescrever o conteúdo do seu site, escolha palavras-chave com base no conteúdo que você já possui.
Você pode identificar essas palavras-chave usando o planejador de palavras-chave do Google.
Usando essa ferramenta, você pode inserir o URL da página que deseja otimizar, e o Google fornecerá uma lista de palavras-chave e volumes de pesquisa que considera relevantes para a sua página da web.
Em suma, você pode usar essas informações ao escrever as tags de título da página e descrições para garantir que as palavras-chave que você está alvejando sejam relevantes.
4. Formate seu conteúdo corretamente
Primordialmente, deixando de lado o texto do corpo, os fatores dos bastidores também influenciam o seu SEO.
Portanto, se você não pode alterar as palavras na página, considere alterar a forma como essas palavras são dispostas.
A organização certa mostra ao Google que seu conteúdo é fácil de ler e entender. Esses elementos também são importantes para a acessibilidade do site.
Alguns elementos de formatação incluem:
- Formatando os títulos na ordem correta (H1, H2, H3);
- Listas numeradas ou com marcadores;
- Usar negrito, itálico e sublinhado para transmitir significado, não para dar ênfase;
- Separando parágrafos.
5. Obtenha avaliações do Google
Sobretudo, os mecanismos de pesquisa rastreiam e indexam páginas da web em toda a Internet para que possam mostrar as páginas certas no momento certo, em uma fração de segundo.
Isso significa que os robôs estão constantemente rastreando a Internet, mas desejam apenas coletar informações relevantes e valiosas para os usuários.
Nesse modo, com bilhões de páginas para rastrear, esses robôs podem não se preocupar com seu site se encontrarem um grande número de páginas de baixa qualidade ou se suas páginas estiverem enterradas profundamente no seu site.
Em resumo, se você não pode adicionar novo conteúdo ao seu site, pode melhorar seu SEO reduzindo o número de páginas de baixa qualidade ou páginas com conteúdo duplicado.
Dessa forma, melhorará a “largura de banda de rastreamento” do seu site, garantindo que o bom conteúdo.
6. Escolha uma categoria específica e relevante
Da mesma forma, embora o conteúdo seja importante para melhorar o seu SEO, os fatores externos de SEO e a criação de links também são essenciais.
Nos últimos anos, o Google deixou claro que especialização, autoridade e confiabilidade são importantes.
Quando um site está vinculado ao seu, pense nisso como um voto de confiança.
Ou seja, o site está vinculado ao seu conteúdo porque o consideram útil, informativo e confiável. Isso significa que obter links de outros sites pode melhorar seu SEO sem reescrever seu conteúdo.
Nesse modo, quanto mais popular for o site de links, mais valioso será o link.
Além da autoridade do site vinculado, você também deseja procurar sites que estejam em seu setor ou que tenham como alvo os mesmos tópicos de seu site.
Dessa maneira, o Google correlacionará o tópico do site vinculado ao seu site como um fator de SEO.
7. Corrigir backlinks quebrados
Primeiramente, além de buscar novos links, procure sites com links para páginas que não existem em seu site.
Talvez você tenha passado por uma alteração de domínio e o site estiver vinculando ao seu site antigo ou um erro de digitação escapou.
Aqui estão algumas maneiras de encontrar links quebrados:
- No Google Search Console, vá para Rastrear> Erros de rastreamento e selecione Não encontrado. Em seguida, clique em um URL e uma janela pop-up aparecerá com os locais dos quais a página ausente está vinculada. Vá para essa página em seu site e atualize o link.
- No Google Analytics, vá para Aquisição> Todo o tráfego> Referências. Adicione uma dimensão secundária de “Página de destino” e clique para garantir que o tráfego de referência esteja chegando às páginas reais do seu site, não a 404.
- Faça uma pesquisa no Google por links: yourolddomain.com para encontrar sites com links para um domínio antigo.
8. Crie links entre as páginas do seu site
Sobretudo, já estabelecemos que o Google se preocupa com os links. Muito. Mas você sabia que mesmo links de seu próprio site podem impactar seu SEO?
Se você não pode alterar as palavras na página do seu site, analise o conteúdo e vincule as frases relevantes às páginas apropriadas.
Por exemplo, se você é uma empresa de web design com uma página sobre web design, pode mencionar em sua página de web design que cria sites no WordPress.
Você também pode ter uma página em seu site sobre o desenvolvimento do WordPress.
Sendo assim, ao vincular “WordPress” na página de design da web à página WordPress, você está dizendo ao Google que a página WordPress deve ser classificada para a palavra-chave “Wordpress”.
Obviamente, tome cuidado para não exagerar.
Provavelmente, um ou dois links internos em uma página são suficientes, e muitos podem resultar em penalidades de SEO. Crie links que agreguem valor aos usuários e eles beneficiarão seu SEO.
Aqui você aprende dicas de SEO para melhorar seu texto para o Google e ampliar o negócio!
9. Otimize as velocidades de carregamento da página
Conforme o Google atualizou seu algoritmo, a velocidade de carregamento da página se tornou ainda mais importante.
O Google deseja fornecer aos usuários a melhor experiência possível quando eles acessam uma página de pesquisa. Uma página que carrega rapidamente oferece uma experiência melhor.
Muitos fatores influenciam a velocidade de carregamento de suas páginas, como o número e tamanho de suas imagens, a plataforma em que seu site é executado, plug-ins e ferramentas de terceiros que você está usando e configurações de cache.
Dessa forma, conhecer dicas de SEO para melhorar seu texto para o Google é fundamental para o crescimento da sua empresa.
10. Tenha uma estratégia de SEO
A mídia social se tornou uma parte importante do marketing digital e também pode desempenhar um papel na melhoria do seu SEO.
Se você não pode colocar em pauta essas táticas de SEO tradicionais por meio da otimização e criação de conteúdo, a mídia social pode ajudá-lo a melhorar o SEO sem reescrever o conteúdo.
Você pode melhorar seu SEO com mídia social, compartilhando conteúdo de seu site, como postagens de blog ou promoções, e construindo uma sequência de usuários para consumir e compartilhar seu conteúdo.
Além disso, experimente essas estratégias para melhorar seu SEO sem reescrever seu conteúdo, contrate especialistas em SEO ou então uma agência de SEO.