Tecnologias para o mercado imobiliário
Dicas Negócios

Está pensando em comprar um apartamento? Conheça as tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário.

Já pensou em visitar vários imóveis sem sair do sofá da sua casa? Ou simular diversas opções de financiamento com apenas uns cliques? Conheça as tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário.


Atualmente, com toda a transformação digital que estamos vivendo, isso já é possível. Então, se você está pensando em comprar um apartamento na Vila Mariana, saiba que o processo pode ser mais fácil do que imagina.

Essas tecnologias, que facilitam a vida de quem quer comprar, também tornam mais fáceis as coisas no dia a dia de uma grande instituição imobiliária ou, até mesmo, de corretores autônomos. São ferramentas que estão presentes em várias etapas de todo o processo, desde o interesse até a concretização da venda de um imóvel. Vamos conhecê-las?

Uso de dados e Inteligência Artificial

Em algum momento você já pesquisou algo no navegador do seu computador ou celular e, depois disso, propagandas oferecendo o produto pesquisado começaram a aparecer enquanto você usa suas redes sociais? Se a resposta for sim, saiba que isso não é mágica, ok? Acontece através do uso de dados, aliado à inteligência artificial (AI sigla em inglês) que reúne o perfil de milhares de pessoas todos os dias.

Quando uma imobiliária faz uma propaganda de um imóvel à venda em alguma rede social, por exemplo, se bem configurada, ela será direcionada para as pessoas que procuraram recentemente imóveis à venda naquela região. Interessante, né?

Não bastando isso, quem fez a propaganda, ou seja, a imobiliária, tem acesso aos dados e métricas daquela promoção: qual foi o público que mais engajou, homem, mulher, faixa de idade, é assim por diante. E é claro que esses dados são usados por eles para direcionar as próximas ações de marketing a fim de atingir um público mais específico e garantir o maior número de vendas.

Conheça as tecnologias para o mercado imobiliário.

Trabalho remoto

O ‘home office’ se tornou famoso depois da pandemia do novo coronavírus. E, com isso, muitas empresas e profissionais liberais descobriram que, para quem trabalha com o computador ou celular, basta um local com uma boa internet Wi-Fi para se adequar. Isso se aplicou também ao ramo imobiliário, tornando muito mais fácil a vida dos profissionais que podem atender seus clientes do conforte de seus lares, economizando tempo e, muitas vezes, dinheiro, sem precisar se deslocar até o escritório.

Atendimento virtual

Se há alguns anos o cliente ia até o escritório para receber o primeiro atendimento e para as reuniões seguintes com o seu corretor, hoje em dia isso já acontece de forma remota. O WhatsApp e o Google Meet, são exemplos de aplicativos que permitem esse contato e que, cada dia mais, facilitam a vida de todos.

Mas, o atendimento virtual não acontece apenas em tempo real. Mesmo que os seres humanos não estejam disponíveis para atendê-lo naquele momento, há ‘robôs’ que responder por eles na opção ‘chat’ dos sites. É o que chamamos de chatbot, respostas automatizadas para as dúvidas mais frequentes.

Plataformas responsivas

Cada vez as pessoas usam o celular para tudo, que está substituindo até mesmo um notebook. Por isso, as empresas adequaram os seus sites à plataformas responsivas, ou seja, que ficam perfeitas configuradas na tela de um celular. Com certeza isso faz toda a diferença para quem está com o interesse de comprar ou alugar, se depara com um anúncio e abre na hora no celular. É a informação a qualquer momento, na palma da mão.

Tecnologias para o mercado imobiliário
Use a tecnologia na hora de pesquisar e comprar o seu imóvel.

QR Code

Aquele tempo em que você passava em frente a uma obra, ou via um anúncio de uma imobiliária ou empreendimento em algum lugar e parava para anotar o telefone, acabou! O setor imobiliário também incorporou a onda do código QR, então basta ligar a câmera do seu celular em cima dele e ser direcionado instantaneamente para o link de contato do vendedor.

Visitas virtuais

Para conhecer imóveis que lhe interessam, o cliente não precisa mais sair de casa. Atualmente, é possível fazer um tour pelo local por meio de fotos, vídeos, e até fazer uso de óculos 3D, que proporciona a sensação tridimensional do local, é o chamado 360 graus.

Simulador de financiamento

Até para ter uma ideia de como ficaria o financiamento do seu apartamento, você não precisa ir presencialmente a um banco. Hoje em dia as corretoras já disponibilizam, através de ferramentas tecnológicas, a opção de simular o seu financiamento. Em poucos minutos você fica sabendo de quanto seria a sua parcela, em quantos anos você iria pagar o imóvel e quais seriam as taxas de juros.

Conheça as tecnologias para o mercado imobiliário.

Assinatura digital

E na hora de finalizar a compra de um imóvel, a tecnologia se apresenta mais uma vez com a assinatura digital. Isso mesmo, hoje em dia você assina e registra documentos sem sair de casa, através da tela do seu celular, tablet ou computador. A assinatura digital foi regulamentada em 2019 e, desde então, está agilizando ainda mais a vida das pessoas.

Já conhecia toda essa tecnologia? Gostou de saber que comprar um imóvel pode ser mais fácil do que você imagina? Compartilhe esse artigo para informar mais pessoas!


Imagens: Freepik e Canva


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.