Cartório Online para registrar imóveis
Internet Utilitários

Cartório Online: Registro eletrônico de Imóveis cresce de forma exponencial.

Hoje em dia, o Cartório Online é uma excelente estratégia para quem deseja realizar Registro eletrônico de Imóveis sem sair de casa e esse serviço está cada vez mais comum durante o período de isolamento social. 

Diversos aspectos da rotina do brasileiro foram transformados após a pandemia, usar o universo digital para solucionar problemas passou a ser a realidade de muitas pessoas, principalmente para aqueles que desejam simplificar processos. 

Certamente, no setor de imóveis não poderia ser diferente e as mudanças acabaram indo muito além da compra, construção e venda. 

Embora tenha acontecido a queda na arrecadação de 30%, durante o período de março a junho, os cartórios acabaram contabilizando o aumento de 2.100% na busca por trâmites em páginas online. 

Quer entender mais sobre esse assunto, certo? Acompanhe o artigo atentamente para ficar por dentro. 

Boa leitura! 

Afinal, o que é Cartório Online? Entenda!

Antes de entender sobre o crescimento exponencial do registro eletrônico, entenda melhor sobre o Cartório Online.  

O Cartório Online funciona igual ao cartório físico, a diferença é que você pode solicitar os serviços desse órgão a qualquer momento, de qualquer lugar e em qualquer dia da semana. 

Cartório Online para registrar imóvel

Todos os processos serão realizados no âmbito digital, portanto, qualquer pedido é feito pelo computador, celular ou tablet. 

Qualquer serviço que você precisa que seja feito em cartório comum, pode ser feito em Cartório Online e muitos benefícios são proporcionados para quem optar por esse meio de contato.

Logo, não há dúvida de porque o serviço de Registro de Imóveis está crescendo exponencialmente.

Porque houve crescimento do Registro eletrônico de Imóveis em Cartório Online? Descubra

A implantação do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) foi regularizada pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) desde dezembro do ano de 2019.

Contudo, o crescimento só se deu após a necessidade do isolamento social. 

Não se esqueça que o Registro de Imóvel é uma tarefa que é realizada em cartórios, nesse órgão são emitidos o e-protocolo e a certidão digital, no final é feito o registro e a averbação na matrícula do imóvel. 

Para quem não sabe, o e-protocolo é o envio online de títulos para serem registrados. 

Quando uma pessoa adquire um imóvel e deseja realizar transferência de sua propriedade poderá enviar esse documento usando páginas online

Registro eletrônico de Imóveis

A certidão é o dado que consta do arquivo do cartório em relação a determinado imóvel e será o inteiro teor de tudo o que está ligado a ele. 

Tudo isso é muito mais prático e simples de ser realizado, justamente por isso o Cartório Online é mais usado, o crescimento significativo em tempos de isolamento social não é de causar espanto. 

É essencial realizar o Registro de Imóveis!

É importante salientar que o Registro de Imóveis é importantíssimo para a segurança de quem está vendendo e para quem está comprando, não há como deixar de realizar esse registro. 

Entenda que o contrato particular entre o comprador e vendedor não é capaz de garantir que a pessoa que vendeu não acabe agindo de má-fé e realize a venda do mesmo imóvel a terceira pessoa. 

Sendo assim, toda vez que alguém adquire algum imóvel, seja casa ou apartamento, deverá ser efetuado escritura e, em seguida, o seu registro, em qualquer cartório do Brasil, até mesmo em Cartório Online

Quem não realizar esse registro não vai ter que arcar com algum ônus legal, porém, ficará correndo alguns riscos. 

É seguro fazer transferência de imóvel online? 

Sim, quem deseja realizar a transferência em âmbito eletrônico pode ficar tranquilo.

A transferência poderá ser realizada depois da quitação do pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão dos Bens Imóveis), é normal que seja cobrado um valor para que isso seja realizado. 

É importante entender que alguns detalhes podem variar de um estado para outro. 

Evite dor de cabeça!

Não deixe de evitar adversidades, ainda mais durante a aquisição de bem imóvel, como uma casa. 

Se informar sobre as etapas necessárias para o registro de imóvel e em relação à matrícula que irá fornecer o seu histórico é uma fase fundamental em qualquer trâmite de compra e aquisição de casa ou apartamento

Registro eletrônico de Imóveis

Muitas pessoas bem-intencionadas acabam caindo em golpes de quem age com má fé, há muitos estelionatários, em diversos lugares, muitas pessoas já caíram nesse tipo de golpe. 

Esses golpistas acabam aproveitando a falta de interesse das pessoas sobre dados tão importantes para conseguir mais dinheiro

Não deixe de fazer o registro!

Viu só como é muito importante ficar por dentro de todas informações sobre o Registro de Imóveis? Não deixe de conhecer o Cartório Online e busque por realizar esse procedimento quando adquirir uma casa ou apartamento, afinal, é fundamental se precaver e garantir que não esta sendo vitima de um golpe. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.