Estratégias de SEO para E commerce - Entenda a Importância do SEO Para Seu E-commerce.
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Entenda a Importância do SEO Para Seu E-commerce.


No mercado de hoje, o consumidor digital está condicionado a fazer pesquisas entre diversos ecommerce antes de realizar sua compra, buscando pelo melhor preço, condições de pagamento, prazo de entrega e atendimento diferenciado.

Para que seu público-alvo possa encontrar seu e-commerce de forma orgânica, ou seja, não através de anúncios pagos e direcionados, mas sim pelas pesquisas em ferramentas como o Google, por exemplo, é necessário que você otimize diversos aspectos de sua loja online.

Para isso, vamos ajudá-lo a entender melhor o que é e a importância do SEO para seu ecommerce.

O que é SEO?

O termo SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como otimização para mecanismos de busca.

Ele envolve um grande conjunto de práticas que visam melhorar o posicionamento de seu e-commerce em pesquisas orgânicas, fazendo com que o seu produto apareça acima de outros concorrentes.

Como o SEO afeta seu ecommerce

De acordo com uma pesquisa da Protofuse, 90% dos usuários do Google apenas abrem links na primeira página de resultados. A partir deste número, fica fácil identificar como o SEO afeta seu e-commerce.

É verdade que anúncios pagos podem ser direcionados para usuários que possuem o perfil de seu público alvo, especialmente nas redes sociais.

Porém, através de uma estratégia de SEO, você também poderá impactar sua presença online, destacando-se entre os concorrentes e aumentando o fluxo de visitas orgânicas em sua página.

# 5 Dicas para melhorar o SEO de seu ecommerce

Agora que você entende melhor a importância do SEO para seu Ecommerce, está na hora de conhecer alguns dos principais parâmetros que são considerados pelos mecanismos de busca na hora de ranquear sua página nas pesquisas.

1. Hospedagem e segurança

SEO-Dispositivos conectados na Nuvem
Escolher Plano Internet e Telefonia para Empresas

Hoje, é muito importante que seu e-commerce tenha um domínio hospedado em um servidor de segurança, protegido e certificado com protocolo HTTPS. Este é um tópico ou pouco técnico, mas nada difícil de se compreender.

A sigla HTTPS se refere a Hyper Text Protocol Secure, virtualmente todas as páginas que você navega contém em sua URL seu protocolo, sendo ele ou http, ou https. O “s”, vem de segurança, indicando que os dados inseridos naquele domínio serão criptografados por dois tipos de protocolos: SSL (Secure Sockets Layer), ou TLS (Transport Layer Security).

Especialmente para um e-commerce, onde clientes normalmente realizam cadastro, inserem senhas, telefone, endereços e até mesmo informações para pagamento, como dados de seus cartões de crédito, oferecer este tipo de segurança é absolutamente necessário.

Além disso, os navegadores modernos fazem questão de avisar aos usuários que páginas sem o protocolo https não são seguras, informando que deveriam evitá-las e tomar cuidado ao inserir dados.

E claro, este fator também afeta seu posicionamento nos mecanismos de busca. O Google se preocupa com a segurança de seus usuários e dá prioridade à domínios seguros quando ranqueando os resultados das pesquisas orgânicas.

2. Seja inteiramente compatível com dispositivos móveis

Segurança na hora de comprar ou contratar um serviço pelo celular

De acordo com dados da Statista, mais de 52% do tráfego online já ocorre através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets e, além disso, uma pesquisa do Mundo do Marketing afirma que, em 2018, ecommerce especializados em móveis, multicategorias e moda realizaram 46,7%, 42,39% e 37,41% de suas vendas pelo mobile.

A partir destes dados, podemos afirmar com segurança que apresentar uma página inteiramente compatível com dispositivos móveis é crucial para o sucesso de qualquer ecommerce.

E sim, o Google também considera isso ao oferecer resultados para seus usuários, especialmente àqueles fazendo pesquisas através de seus smartphones.

Portanto, certificar-se que seu e-commerce está pronto para atender essa enorme parcela de clientes mobile afeta não apenas suas vendas, mas também seu posicionamento.

3. Velocidade de carregamento

Computador carregando o sistema

Entender como a velocidade de carregamento de sua loja online é importante não é nem um pouco difícil. Coloque-se no lugar de seus visitantes e imagine qual é a reação mais provável quando uma página demora muito para carregar no navegador.

Tanto para mobile quanto para usuários em computadores e notebooks, sua página deve carregar rapidamente. Afinal, além de querer aparecer na primeira página do Google, você também não gostaria de perder visitantes para concorrentes que possuem páginas otimizadas.

Este é um fator de peso considerado pelos mecanismos de busca e resolvido por estratégias de SEO para seu e-commerce, que envolvem: comprimir imagens para diminuir seu tamanho, utilizar um design responsivo para sua página e hospedá-la em um serviço dedicado (não compartilhado) que garante velocidade, por exemplo.

4. Retenha clientes por mais tempo

Vendas crescendo na loja virtual

Aumentar o tempo de permanência em seu e-commerce também afeta o ranqueamento nos mecanismos de busca. Páginas que prendem usuários por mais tempo tendem a se sair melhor nas pesquisas orgânicas.

Para isso, uma excelente dica é configurar pop-ups com ofertas especiais, cupons de desconto e até mesmo promoções antes do cliente sair da página. Isso pode ser feito através de uma solução de chat online, especialmente na página de produto, utilizando os convites proativos enviados por chatbots.

Dessa forma, poderá aumentar o senso de urgência do cliente e chamá-lo para o chat, onde seus agentes terão a oportunidade de percorrê-lo através de seu funil de vendas.

5. Produza conteúdo relevante para seu público alvo

Múltiplas escolha: Excelente, Muito Bom, Bom, Regular, Ruim, SEO

Outra dica que pode ajudar a melhorar o SEO para seu ecommerce é investir na produção de conteúdo para sua loja virtual, como um blog, por exemplo.

Nele, você poderá produzir artigos e publicar vídeos relevantes para seu público alvo, ajudando a educar o mercado e chamando atenção para os benefícios de seus produtos ou serviços.

A produção de conteúdo faz com que os mecanismos de busca entendam que sua página é ativa e, ao trabalhar com temas variados, você aumenta as chances de receber visitas orgânicas de pessoas curiosas em seu trabalho.

Existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo a entregar conteúdo para seus visitantes e clientes, até mesmo as avaliações de seus clientes na página de cada produto ajudam neste sentido.

# Conclusão

Agora você entende melhor a importância do SEO para seu ecommerce e como ele pode ajudá-lo a receber mais visitas, consequentemente aumentando suas chances de conversão e melhorando a visibilidade e presença online de sua marca.

E claro, com o aumento de visitas em sua página, você deve estar preparado para oferecer atendimento em tempo real, de forma que possa captar os novos visitantes e transformá-los em clientes.

Para isso, experimente gratuitamente o JivoChat em sua página, ele oferece um chat online com convites proativos e diversas ferramentas para ajudá-lo a fidelizar clientes e vender mais!

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

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