Criar personas pode ajudar a sua empresa crescer
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Como a Persona ajuda a sua empresa a crescer?

Você sabe o que é uma persona e quais os benefícios que ela pode trazer para o crescimento da sua empresa? Saiba o que é, e como criar uma persona.


Fazer uma empresa crescer e se desenvolver não é uma tarefa muito fácil e demanda muita dedicação e conhecimento.

Entretanto, existem alguns atalhos que podemos pegar nessa jornada para encontrar as melhores estratégias que nos levam direto para o sucesso. Entre esses caminhos, a Persona é o mais interessante deles.

Isso pelo simples motivo de que com essa ferramenta você conhecerá seu cliente tão a fundo que poderá traçar planos de ação ideiais para seu público. O resultado disso você já deve imaginar, muitas conversões!

Venha descobrir como usar a persona a seu favor e fazer sua empresa crescer com essa estratégia de marketing digital!

O que é a Persona?

Tenho certeza que você conhece seu melhor amigo muito bem e que sabe informações sobre ele como idade, onde mora, com o que trabalha, quais são seus interesses e até mesmo algumas de suas necessidades.

Se aplicarmos esses conhecimentos a uma pessoa mais próxima, como um filho ou esposa, as informações são ainda mais precisas.

O que é uma persona

Podemos escavar essa ideia mais um pouco e chegar até você mesmo. É certo que se conhece muito bem e sabe detalhes importantes como suas dores, objeções a determinadas empresas e canais de comunicação mais usados.

O quão incrível seria se tivéssemos um conhecimento tão aprofundado de nossos clientes? Mas podemos acessar tais informações de modo simples com a Persona!

Definimos a persona como sendo uma representação do seu cliente ideal. Construída com base em informações reais coletadas do seu público, ela é uma ferramenta altamente confiável e fácil de ser usada.

Podemos dizer que a persona é o cliente perfeito, que está sempre à disposição da sua empresa para fornecer as informações necessárias para que tome as melhores decisões.

A grande magia de se usar uma persona, é que ela oferece uma quantidade de dados e interpretações que outras estratégias de conversão não consegue.

Além dela, podemos citar ainda a segmentação de mercado e a análise de público-alvo como possibilidades de conhecer seus clientes.

Entretanto, pensando no nosso exemplo logo no início dessa conversa, enquanto a segmentação estaria para os conhecimentos que você tem sobre seu melhor amigo, e o público-alvo para as informações sobre um filho ou esposa, a persona está para tudo que você sabe sobre si mesmo. Ou seja, um conhecimento muito mais completo e aprofundado.

Agora que já sabe o que é e sua importância para as empresas, vamos descobrir como fazer uma persona ideal.

Mas antes, vale ressaltar que uma empresa não precisa se restringir a uma única persona, afinal é muito difícil que uma marca tenha apenas um tipo de cliente. Por isso indicamos que desenvolva entre 2 a 4 personagens. Assim conseguirá abranger todo o seu público.

Como fazer uma persona em 3 passos?

Fazer uma persona não é uma tarefa difícil, mas pede bastante dedicação e tempo, já que se constrói inteiramente na coleta e análise de dados.

Porém, não se preocupe. Pense nisso como um investimento de esforço que será poupado no futuro quando conseguir decidir suas estratégias e campanhas de forma muito mais simples e direcionada!

Sem mais demora, vamos criar uma persona!

  1. Encontre dados

O primeiro passo para dar vida a uma persona é coletar informações.

A criação tradicional de personas costuma explicar esse processo como uma série de entrevistas com clientes e potenciais clientes da sua empresa que vão fornecer as informações necessárias.

Salário de um Administrador de Banco de Dados

Entretanto, precisamos nos modernizar! Por isso, uma ótima opção para essa parte da sua criação é encontrar seus dados na própria internet.

O que não faltam por aí são estudos de mercado que podem te ajudar. Além deles, ferramentas como Facebook Insights, Google Trends e Google Analytics são perfeitas para achar novas informações.

Caso ainda assim ache necessário o uso de entrevistas, não há nada que te impeça!

  1. Desenhe sua persona

Uma vez que todos os seus dados foram coletados, é preciso analisá-los e agrupá-los de acordo com suas similaridades. Você verá que nesse momento a persona já começará a ganhar forma.

Contudo, para que ela realmente se estruture precisamos colocar tais informações de modo visual. São muitos os exemplos e templates de personas que existem por aí, com diferentes campos para serem preenchidos.

Como desenhar uma persona

Assim, para que você não se perca, tenha certeza de estruturar tais informações sobre seu cliente ideal que já será suficiente para um primeiro momento:

  • Nome
  • Idade
  • Gênero
  • Renda
  • Profissão
  • Storytelling
  • Canais de comunicação que mais usa
  • Objeções a sua empresa
  • Dores
  • Necessidades
  • Objetivos
  • Marcas que admira

Se achar que alguma informação complementar fará a diferença para a sua persona, fique à vontade para adicionar.

  1. Refaça sua persona

A partir do momento que sua persona está pronta o trabalho acabou, certo? Completamente errado!

Por representar clientes reais, a persona funciona como um ser humano de verdade e por isso evolui e se altera com o tempo.

consumidor compulsivo

Para que possa sempre confiar em sua persona, mantenha uma revisão periódica em seus dados.

Essa revisão pode variar de acordo com as necessidades de cada empresa, mas sugerimos que seja feita ao menos uma vez ao ano.

Conclusão

Desenvolver uma persona é uma tarefa necessária para todas aquelas empresas que desejam crescer e ganhar cada vez mais o público.

E agora que já tem tudo o que precisa para pôr a mão na massa, o que acha de encontrar seus clientes ideais? Antes, apenas não esqueça de nos dizer o que achou deste conteúdo, vamos adorar saber!

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